18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
01/03/2024

Novo radar meteorológico do Rio de Janeiro vai prever chuvas com até três horas de antecedência

Foto: Reprodução

O monitoramento das condições climáticas do Rio conta a partir de hoje com um novo radar, mais moderno que o modelo implantado na cidade há 14 anos no Morro do Sumaré.

 

Instalado na Serra do Mendanha, na Zona Oeste, o equipamento recém-adquirido pela prefeitura é capaz de detectar a formação de chuvas a até 150 quilômetros da cidade e prever a chegada de temporais com três horas de antecedência.

 

Agora, a tecnologia disponível permite identificar se a chuva será de granizo, o que não era possível com o primeiro radar, que não captava a formação de blocos de gelo.

 

Veja também

 

Inteligência artificial será 'indispensável' na busca por vida alienígena, dizem cientistas

 

Consumidores questionam taxa cobrada pela Meta para proteger dados pessoais na Europa

 

Super radar — Foto: Infográfico - Editoria de Arte

Foto:Reprodução

 

— Outra vantagem do novo radar é que o local escolhido permite que monitoremos a cidade inteira. Nosso primeiro equipamento não cobria alguns pontos da Zona Oeste, que pelas características do relevo eram zonas de sombra — explicou o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior.

 

O equipamento do Sumaré vai permanecer ativo para que os meteorologistas do COR tenham mais recursos para analisar o risco de temporais. Essas imagens, no entanto, só estarão disponíveis para os técnicos. A partir de hoje, usuários externos do sistema Alerta Rio vão ter acesso às imagens do novo equipamento.

 

— Os dois radares em operação ajudarão a planejar melhor o deslocamento de equipes de emergência conforme a expectativa de que as precipitações sejam mais intensas em alguma parte da cidade — acrescentou Belchior.

 

As imagens do novo rada serão monitoradas em tempo real pelo COR. Com 400 quilos, o aparelho foi adquirido pela concessionária SmartLuz, que também é a empresa responsável pela modernização da iluminação pública na cidade, com a instalação de luminárias de LED. Fabricado por uma empresa holandesa, o equipamento custou cerca de R$ 6,8 milhões.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Além de equipamentos próprios, o município ainda recebe imagens de um aparelho mais antigo, do Ministério da Aeronáutica, instalado no Pico do Couto, na Região Serrana do Rio. 

 

Fonte:O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.