20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/05/2022

Nutricionista indica quatro chás para fortalecer a imunidade

Foto: Reprodução

As baixas temperaturas intensificam a sensação de frio, aumentando o risco de gripes e resfriados. Alguns fatores como baixa imunidade podem contribuir para que o organismo fique mais propenso a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, fazendo com que a pessoa adoeça com mais frequência.

 

Professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a nutricionista Márcia Xavier explica que alguns sinais do corpo indicam que a imunidade está baixa. Cansaço excessivo, gripes recorrentes, herpes labial, estomatite e amigdalite, por exemplo, são sinais de alerta. Queda de cabelo e unhas fracas também podem indicar que o sistema de defesa não está bem.

 

Para aumentar a imunidade, a nutricionista sugere atenção especial à alimentação. “Alimentos ricos em vitaminas e minerais, principalmente em vitaminas C e do complexo B, são a melhor maneira de prevenir a baixa da imunidade”, afirma.

 

Veja também

 

Alimentos que aumentam a imunidade: 10 opções para turbinar a saúde

 

Alimentos ricos em vitamina D: 5 opções para fortalecer a imunidade

 

Frutas como laranja, kiwi, goiaba, caju, abacaxi, morango e mamão são ricas em vitamina C. As vitaminas do complexo B, por sua vez, podem ser encontradas em carnes, ovos, leite e derivados. Cereais, grãos e alguns vegetais – como as folhas verdes escuras -, também são ricos nestes nutrientes.

 

A seguir, a professora de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, dá dicas de chás que fortalecem o sistema imunológico:

 

1. Gengibre

 

Tem como principal função melhorar o sistema imunológico por possuir um excelente antioxidante, que inibe a ação de radicais livres. Também é rico em vitamina C e B6.

 

2. Alho

 

O alho tem propriedades funcionais importantíssimas. É rico em vitamina C e possui antioxidantes que defendem o organismo contra vírus e bactérias.

 

3. Erva doce

 

Contém grande quantidade de vitamina C e de ferro. Ambos são nutrientes excelentes para uma boa manutenção da saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

4. Chá de Guaco

 

Pouco utilizado, porém tem ação importante sobre a imunidade, pois é antioxidante e anti-inflamatório, com atuação das vitaminas C e B. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.