Segundo a nutricionista Lauren Armstrong, este nutriente, consumido em quantidades suficientes, melhora a saúde em diversos aspectos
Alguns nutrientes precisam ser ingeridos todos os dias para que o corpo funcione bem e consiga se manter em pé. Embora muitas pessoas pensem em proteínas, vitaminas ou minerais, existe um nutriente essencial para se manter saudável: a fibra.
Segundo a nutricionista Lauren Armstrong, as fibras, obtidas através de alimentos, como pão integral, legumes e vegetais, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzem os níveis de colesterol. Além disso, o nutriente pode ser benéfico para regular o peso, já que proporciona sensação de saciedade.
“A fibra é boa para a saúde digestiva porque ajuda a prevenir a constipação; para controle de peso por causar sensação de saciedade; para a saúde cardíaca, pois reduz os níveis de colesterol; e para o controle da glicose, estabilizando os níveis de açúcar no sangue”, explicou Laura à CNBC.
Veja também
ORAL É SEXO: TERMO 'PRELIMINAR' PODE REFORÇAR O CULTO AO PÊNIS
Chá de planta é eficaz contra as varizes e fonte antienvelhecimento
As fibras alimentares podem ser classificadas como solúveis e insolúveis. A solúvel se dissolve em água e forma uma substância gelatinosa no trato digestivo. Aveia, frutas, como maçãs, peras e frutas cítricas, legumes e alguns vegetais, a exemplo de cenoura e batata doce, são alguns alimentos que possuem essa composição.
As fibras insolúveis, por sua vez, não se dissolvem na água e adicionam volume às fezes. Esse tipo de fibra contribui para a regularidade intestinal e previne a prisão de ventre, além de ser útil na prevenção de problemas intestinais. Os alimentos ricos em fibras insolúveis são farelo de trigo, grãos integrais, nozes e sementes.
As diretrizes dietéticas aconselham o consumo de 14 gramas de fibra para cada mil calorias consumidas. Caso sejam consumidas duas mil calorias por dia, deve-se ingerir 28 gramas de fibra. Frutas, vegetais, legumes e cereais são os alimentos que contêm maior proporção de fibras.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Foto: Reprodução
Fonte: Metrópoles