29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/02/2023

O hotel onde você fica na França e Suíça ao mesmo tempo

Foto: Reprodução

Existe um hotel onde você pode dormir na França e Suíça ao mesmo tempo. Confira conosco mais detalhes sobre o lugar.

Viajar o mundo é bom, principalmente porque estamos sempre adquirindo novas experiências, conhecendo novas culturas e lugares históricos incríveis. No entanto, uma das melhores coisas é, sem dúvida, hospedar-se em lugares legais e diferentes da nossa realidade. Agora imagine se hospedar em um hotel que fica em dois países ao mesmo tempo? É possível dormir em dois países diferentes com apenas uma reserva, em apenas uma noite.

 

Nas montanhas francesas, ou suíças, você escolhe, existe um hotel histórico na Europa. Trata-se do Arbez, ou L’arbezie. Ele é chamado dos dois jeitos e é o único por lá que permite dormir nos dois países ao mesmo tempo. O motivo por trás disso é bastante curioso. É graças a um tratado de fronteiras do século 19, além de muitos perrengues históricos, que duraram anos.

 

O primeiro deles foi quando Napoleão 3° da França decidiu remarcar a fronteira entre a Suíça e França em dezembro de 1862. Isso então levaria à assinatura do Tratado de Dappes em fevereiro de 1863. Foi aí que tudo começou.

 

Veja também

 

Hachiko: a história do cachorro inspiração do filme 'sempre ao seu lado'

 

Campeonato de tapa na cara: conheça os perigos do violento esporte

 

O SURGIMENTO DO HOTEL COMO PROTESTO AO ACORDO

 

 

O acordo demorou muito para ser feito. Então Ponthus, um sujeito da região notou que sua terra seria dividia pelo novo documento. Sendo assim, decidiu construir uma casa no meio da divisa, indo contra todas as orientações das autoridades suíças. De acordo com ele, essa era uma forma de facilitar seu esquema de contrabando.

 

O tratado estabeleceu que nenhum direito ou negócio adquirido durante o processo de ratificação seria afetado por aquelas novas mudanças, então Ponthus pôde manter sua casa. Ele dividiu a construção em duas partes, sendo um bar do lado francês e um comércio do lado da Suíça. Isso seria perfeito para ele manter atividades ilegais.

 

Ponthus morreu em 1895, deixando tudo para seus filhos que decidiram transformar o local em um hotel. Em 1921, Jules-Joseph Arbez, um dos filhos, batizou o local de “Hôtel Franco-Suisse”, atraindo muita gente interessada em esquiar por lá. Mas na Segunda Guerra Mundial, o lugar se transformou em uma residência, pois não queria que servisse de abrigo aos alemães que invadiram a França.

 

O FIM DA GUERRA E REINAUGURAÇÃO

 

 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial. Arbez abriu o hotel novamente enquanto a Suíça tentava remarcar o território, mas não teve sucesso. Sendo assim, os dois países chegaram ao acordo: para os franceses, o hotel é suíço e para os suíços, o hotel é francês.

 

Fotos: Reprodução

 

O hotel foi escolhido em 1962 como local onde assinariam os Acordos de Évian, dando fim à guerra entre a Argélia e a França. O lugar já passou por muita coisa. Meses após o 11 de setembro, por exemplo, o hotel recebeu a visita de membros de um órgão de segurança internacional. Eles estavam investigando a possibilidade de um grande membro da Al-Qaeda ter cruzado a fronteira e se hospedado no Arbez.

 

Alguns quartos do hotel são binacionais, ou seja, estão localizados sobre a divisa dos dois países. Esse é o caso do número 9. Por lá é possível encontrar um basserie, ou seja, um restaurante de cardápio franco-suíço com especialidade em fondue.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para se hospedar por lá não é preciso gastar muito. Existem pacotes para toda a famlia. Mas se preferir, um quarto para uma ou duas pessoas custa 89 euros por dia. Enquanto isso, o quarto para três pessoas fica 109 euros.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.