16 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/11/2023

O motivo pelo qual ucranianos penduram teias de aranha nas árvores de natal

Foto: Reprodução

Durante o fim do ano no leste europeu, sobretudo na Ucrânia, é comum ver aranhas e teias de aranha sendo penduradas nas árvores de Natal. Esses adereços podem ser dourados, prateados ou de uma enorme gama de outras cores, mas parecem ser algo bastante consistente durante as festividades.

 

Esses aracnídeos artísticos, por sua vez, não são decorações de Halloween reaproveitadas, mas sim uma tradição festiva que começou na região no final do século XIX ou no início do século XX. Mas como algo tão peculiar assim tomou conta da cultura de um país? Segundo os pesquisadores, a resposta pode ser encontrada na literatura.

 

Veja também

 

Qual é a ligação entre a fanta e o nazismo?

 

Esfinge de Gizé pode não ter sido feita só por humanos, diz estudo

 

 

ARANHAS NO NATAL

 

(Fonte: Getty Images)

 

Segundo historiadores, a origem das aranhas das festas natalinas está em um conto popular da região, muitas vezes chamado de A Lenda da Aranha de Natal. A história fala sobre uma viúva empobrecida e seus filhos, que tentavam decorar um pinheiro que cresceu em seu jardim depois que uma pinha ali caiu.

 

Contudo, devido à falta de dinheiro para comprar as decorações típicas de uma árvore de Natal na época de festas, a família precisou encontrar uma alternativa. Então, em um belo dia, as aranhas que moravam na casa escutaram o choro da família por não conseguirem seguir as tradições natalinas vistas no resto do mundo.

 

Por conta disso, os aracnídeos então decidiram enfeitas os galhos com suas teias. Na manhã do dia seguinte, suas criações sedosas apareceram para a família brilhando em tons dourados e prateados à luz do sol. A alegria da família foi tanta com o presente das criaturas que o vazio criado pela falta de dinheiro logo foi embora.

 

 

CRIAÇÃO DE UMA TRADIÇÃO

 

(Fonte: Getty Images)

Fotos:Reprodução

 

A lenda dos presentes das aranhas se tornou tão popular na região que acabou se tornando conhecida em várias partes do mundo. Então, o que antes era apenas um costume dos ucranianos, acabou se espalhado para outras partes do leste europeu, fazendo com que milhares de famílias pendurem teias de aranha sem suas árvores de Natal até os dias de hoje.

 

A história também inspirou uma ópera chamada The Christmas Spider, realizada pelo The American Opera Project todos os anos. Na Ucrânia, as aranhas são frequentemente associadas à boa sorte — parecido com o que as joaninhas representam para algumas pessoas no Brasil. Por esse motivo, tornou-se habitual não remover teias de aranha durante as férias.

 

Os ucranianos acreditam que essa é uma forma de trazer boa sorte para o novo ano que se inicia. Não expulsar as aranhas também funciona como um símbolo de gratidão para o povo local, representando o apreço que a família do conto popular sentia pela ação generosa dos aracnídeos que moravam em sua residência.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

E você, já imaginou se essa moda pega aqui onde vivemos? Talvez essa seja a hora de você começar a tratar melhor as aranhas que encontrar pelo caminho! 

 

Fonte:MegaCurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.