26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/05/2022

O que é gripe menstrual e quais seus sintomas

Foto: Reprodução

Pesquisas inciais sugerem que o corpo de pessoas que menstruam tenham uma queda no sistema imunólogo, ou até mesmo um agravamento de doenças crônicas durante o período da ovulação, causando a chamada gripe menstrual.

 

Para muitas mulheres, o surgimento de diversos sintomas antes e durante da menstruação é algo muito comum, como dores no corpo, febre, mal-estar, fadiga e vomito, o que pode ser confundido com a gripe ou outros tipos de doenças.

 

De acordo com o aplicativo de acompanhamento de ciclos, Clue, em 2018, mulheres que possuíam doenças como, síndrome de cólon irritável, autoimunes e epilepsia, tinham os seus sintomas agravados durante a menstruação.

 

Veja também

 

Por que sincronizar os treinos com as fases do ciclo menstrual

 

Vacinação contra Covid pode alterar ciclo menstrual, diz estudo

 

Segundo a doutora ginecologista Taraneh Shirazin, do N.Y.U. Langone Health, os sintomas podem estar ligados a uma resposta imune natural do corpo a inflamação durante o período.

 

“É como o seu corpo apreende a inflamação”, fala a doutora Shirazin.

 

Ela também argumenta que o desconforto pode estar relacionado as mudanças hormonais. Taraneh Shirazin explica que durante a ovulação o hormônio luteinizante sobe antes da menstruação, caindo drasticamente quando esta começa, causando sintomas como dores de cabeça, fadiga e entre outros.

 

“Algumas mulheres passam por isso todo ciclo, todo mês, com sintomas realmente agressivos”, finaliza Shirazin.

 

Apesar de ainda não houver dados conclusivos sobre o que realmente causa os desconfortos, a microbióloga Sabra Klein, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, Estados Unidos, defende que se você sente desconfortos não ignore, busque ajuda médica.

 

“Cada mulher conhece o próprio corpo” pontua Klein.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Algumas recomendações para diminuir as dores e o mal-estar, é manter uma rotina de exercícios físicos, evitar alimentos com muito açúcar, cafeina e o álcool durante a ovulação e sempre ter acompanhamento ginecológico.  

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.