25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
26/08/2021

O que é melatonina? Entenda como esse hormônio é essencial para o nosso sono

Foto: Reprodução

Melatonina

Quem é que não gosta de descansar após um longo dia de trabalho? Dormir é uma das coisas mais importantes para evitar o estresse, a ansiedade e garantir bem-estar físico e psicológico.

 

Mas o que muita gente não sabe é que existe um hormônio específico que auxilia o nosso corpo nesse processo: a melatonina - que é naturalmente produzida pelo nosso corpo - é responsável pela indução do sono.

 

Quer conhecer melhor esse hormônio e como ele atua? É só continuar lendo!

 

Veja também

 

5 erros que você comete ao tentar emagrecer e tonificar o corpo ao mesmo tempo

 

O que é sustentabilidade? Entenda seu conceito e como aplicá-la

 

Como a melatonina é produzida?

 

A melatonina é produzida pela glândula pineal, que faz parte do epitálamo e fica localizada na parte central do cérebro. Essa glândula só é ativada quando a luminosidade do ambiente está baixa e, por isso, a produção de melatonina ocorre na parte da noite, estimulando o nosso sono. Interessante, né?

 

Melatonina, mais do que um “hormônio do sono”! - Dr. Roberto Franco do  Amaral Neto

 

Melatonina é indicada para quem tem dificuldade em dormir

 

Para quem tem dificuldade de engatar no sono, uma boa dica é tomar suplementos de melatonina. Mas lembre-se de que é sempre importante consultar um médico para começar a consumir o hormônio. A melatonina também é indicada para quem costuma ter sono mais leve ou tem dificuldade de descansar. No entanto, vale destacar que ela não ajuda a resolver todos os problemas de insônia, pois o hormônio é responsável apenas pela indução do sono - o que não resolve todos os casos da doença.

 

Remédio contra insônia Rozerem substitui a melatonina no Brasil

 

Hormônio tem efeito antioxidante

 

Outro ponto positivo é que a melatonina atua como antioxidante no corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular e alguns estudos também apontam que ela pode prevenir certos tipos de câncer. Além disso, o hormônio pode ser usado no tratamento de enxaquecas, problemas no sistema nervoso e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 

O que é melatonina? Entenda como esse hormônio é essencial para o nosso sono

 

Melatonina suplementada é muito indicada para idosos

 

Com o passar dos anos, a produção natural de melatonina costuma diminuir no organismo. Por isso, é comum que idosos tenham uma quantidade menor do hormônio. Neste caso, os médicos costumam receitar suplementos de melatonina, que ajudam a induzir o sono e também tratar problemas comuns da idade avançada - como a doença de Parkinson.

 

Balas de melatonina: especialistas alertam sobre 'atalho para o sono'  tomado por crianças e adolescentes | Viva você | G1

 

Hormônio também é indicado para crianças autistas

 

A melatonina também costuma ser indicada para crianças autistas, pois estimula o sono e combate a dificuldade em dormir. Vale destacar que o hormônio também ajuda a melhorar sintomas de ansiedade, irritabilidade e, consequentemente, o comportamento da criança. Mesmo assim, lembre-se de que é muito importante consultar um médico antes de introduzir o consumo da melatonina.

 

Como a Melatonina ajuda no sono de pessoas com autismo - Vencer Autismo

 

Existem alimentos que estimulam a produção de melatonina

 

Muita gente não sabe, mas existem alimentos que estimulam a produção de melatonina no organismo - em especial frutas como banana e abacaxi, que têm propriedades relaxantes e também estimulam a produção de serotonina. Os aspargos também são recomendados para tratar a insônia, pois fornecem o triptofano (um aminoácido que estimula a síntese de serotonina). Para incentivar a produção de melatonina, acrescente também sementes e oleaginosas como as nozes, que também são fontes de triptofano e antioxidantes.

 

9 alimentos ricos em melatonina para melhorar a qualidade do sono - Melhor  Com Saúde

 

Estimule a Produção de Melatonina naturalmente, e Durma melhor! | Revista  Pará+

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Obs.: Vale destacar que os alimentos apenas estimulam a produção de melatonina. Caso você queira consumir o hormônio diretamente, deve recorrer a um suplemento. 

 

Fonte: Conquiste sua vida

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.