28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
25/08/2021

O que é sustentabilidade? Entenda seu conceito e como aplicá-la

Foto: Reprodução

Ter um estilo de vida sustentável significa, basicamente, usufruir dos recursos naturais de forma consciente e responsável - isto é, preocupando-se sempre com o meio ambiente.

 

Na prática, a sustentabilidade propõe hábitos simples, como não desperdiçar água (tomando cuidados básicos no dia a dia de casa), reciclar o lixo, aproveitar todas as partes dos alimentos (cascas e talos, por exemplo) e também buscar meios de transporte mais ecológicos (como a bicicleta).

 

Então, para te incentivar a seguir uma linha mais ecofriendly, nós preparamos uma matéria falando mais sobre o que é sustentabilidade e como aplicá-la na prática. Confira!

 

Veja também

 

Evite o envelhecimento precoce da pele: invista em alimentos antioxidantes

 

Psicóloga explica como ocorre a deficiência intelectual e múltipla nas pessoas

 

Afinal, o que é sustentabilidade e o que ela propõe?

 

O termo sustentabilidade, para quem não sabe, é usado para definir um conjunto de ações, hábitos e atividades que visam atender às necessidades de sobrevivência da sociedade (como alimentação e transporte), mas sem comprometer de forma alguma o futuro das próximas gerações. Um desenvolvimento sustentável propõe justamente medidas que preservem o meio ambiente - como buscar fontes de energia renováveis - e, consequentemente, garantem uma maior conservação dos recursos naturais.

 

Sustentabilidade em desenvolvimento | Especial Publicitário - Unimed  Centro-Oeste Paulista | G1

 

Dicas de como ser mais sustentável no dia a dia

 

Existem pequenas ações e hábitos sustentáveis que podemos incluir de forma simples na rotina diária, basta um pouco de esforço e organização! Aqui, nós preparamos uma lista com dicas simples de como buscar um estilo de vida mais ecológico.

 

Evite o desperdício de alimentos

 

Uma das principais dicas para ser mais sustentável é evitar ao máximo o desperdício de alimentos. Por isso, tente sempre comprar a quantidade certa de comida que irá consumir e, de preferência, aproveite os alimentos em sua totalidade. Você pode usar cascas, talos e outras partes geralmente descartadas dos vegetais para preparar sucos, vitaminas e diferentes receitas no dia a dia.

 

Desperdício: como evitar e aproveitar os alimentos de forma saudável –  Muito Mais

 

Tenha uma horta caseira

 

Que tal ter uma pequena horta em casa com frutas, legumes, verduras, temperos e diferentes hortaliças? Assim, você consegue produzir exatamente o que consome e ainda ter uma dieta mais saudável, compondo um cardápio apenas com alimentos orgânicos.

 

6 itens necessários para ter uma horta em casa | Blog da Plantei

 

Separe o lixo para a reciclagem

 

Descartar o lixo de forma correta também é um hábito importante para reduzir os impactos negativos no meio ambiente. O material orgânico, por exemplo, pode ser transformado em adubo no processo de compostagem. Já vidros, plásticos, metais e papeis devem ser descartados separadamente e encaminhados para centros de reciclagem. Vale destacar, ainda assim, que itens como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, termômetros e medicamentos devem ser descartados separadamente, pois são considerados lixo tóxico.

 

Reciclagem e Sustentabilidade:relação entre os dois temas importantes

 

Economize água em casa

 

Você sabia que não é muito difícil diminuir os gastos com a água em casa? Tomando pequenas atitudes - como reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar os pisos ou lembrar de fechar a torneira enquanto lava a louça e escova os dentes - é possível diminuir o desperdício de água e ter uma rotina mais sustentável.

 

Sustentabilidade - 13 Dicas para economizar água

 

Dê preferência aos meios de transporte coletivos e à bicicleta

 

Para diminuir a emissão de CO2, outra dica interessante é dar preferência sempre aos meios de transporte coletivos e, quando possível, recorrer à bicicleta como meio de transporte. Dessa forma, inclusive, você também aproveita para fazer um exercício físico e se manter saudável. Apesar de parecer uma atitude simples, essa mudança faz bastante diferença em termos ecológicos!

 

Meios de Transporte Sustentáveis – Conheça as Novas EcoBikes

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Obs.: Existem outras atitudes que você pode adotar para ter um estilo de vida mais sustentável, como diminuir o consumo de carne, dar preferência aos produtos orgânicos (que são produzidos em circunstâncias mais sustentáveis), evitar o uso de sacolas plásticas (optando pela ecobag), buscar ser menos consumista e até mesmo usar a criatividade para reaproveitar itens que iriam para o lixo (como potes e garrafas) para fazer objetos novos. Através dessas pequenas mudanças, é possível ter um vida bem mais ecofriendly! 

 

Fonte: Conquiste sua vida

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.