19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/03/2023

O que causa as covinhas que algumas pessoas têm quando sorriem?

Foto: Reprodução

Já reparou como algumas pessoas têm covinhas no rosto quando sorriem ou soltam uma gostosa gargalhada? Além de serem consideradas bastante charmosas por muita gente, em algumas culturas do mundo elas também são tidas como um sinal de boa sorte.

 

Mas afinal de contas o que são esses "furinhos" formados no rosto pelos sorrisos? Seriam eles resultados de ferimentos? Ou talvez falhas genéticas?

 

Veja também

 

O que acontece se você separar os dois lados do cérebro?

 

6 fatos sobre o dia internacional da mulher

 

O QUE SÃO AS COVINHAS DE SORRISOS?

 

Para começar, os furinhos característicos de sorrisos são formações totalmente naturais. De acordo com uma análise feita pelo Journal of Craniofacial Surgery em 2019, cerca de 1 em cada 5 pessoas apresenta uma ou mais covinhas no rosto, geralmente localizadas na região das bochechas.

 

Nas bochechas, os furinhos são formados quando há uma variação na formação do músculo zigomático maior, um dos músculos da nossa anatomia bucal. Enquanto a maioria das pessoas tem apenas um desses músculos de cada lado do rosto, algumas felizardas nascem com o músculo zigomático maior duplicado — podendo esta alteração acontecer em apenas um ou nos dois lados do rosto.

 

Assim, quando sorriem ou movimentam o rosco, estas pessoas movem os músculos duplicados de forma que um vão se forma entre eles, com esta depressão sendo preenchida pela pele e formando a famosa covinha.

 

Segundo o Live Science, uma pesquisa publicada em 2015 pelo periódico Innovative Journal of Medical and Health Science afirmou que casais nos quais uma das pessoas tem covinhas têm de 25% a 50% de chance de gerar um bebê com covinha. Já quando tanto a mãe quanto o pai têm o músculo zigomático maior duplicado, as chances de a criança herdar as covinhas é de 50% a 100%.

 

É POSSÍVEL TER COVINHAS EM OUTRAS PARTES DO CORPO?

 

Furinho no queixo é resultado de uma falha na conexão de músculos do maxilar

Foto: Reprodução

 

Ainda que sejam muito comuns nas bochechas, as covinhas podem existir em diversas partes do corpo humano, como no queixo e até mesmo nas costas, na região lombar.

 

Em relação às covinhas no queixo, também conhecidas como queixo partido ou furinhos no queixo, a formação se dá de forma diferente. Neste caso, o que acontece é que os músculos do maxilar do feto podem não se fundir completamente, deixando um espaço "aberto" ali na região central do queixo. Quando coberta pela pele, aquela área apresenta uma depressão, muitas vezes resultando em uma espécie de furo ou formato de Y.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Já nas costas, os furinhos popularmente conhecidos como "covinhas de Vênus" também são resultado da formação "incorreta" de certos músculos. Neste caso, os ligamentos que conectam a bacia aos músculos e à pele das costas podem ser um pouco menores, resultando em um recuo que dá a impressão de haver dois buracos na região lombar.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.