20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/02/2020

O que pode causar e como tratar a coceira na vagina. CONFIRA

Foto: Reprodução

O que pode causar e como tratar a coceira na vagina

A coceira na vagina pode ser sintoma de alergia ou candidíase, por exemplo. Quando é causada por uma reação alérgica, a região afetada é, na maior parte das vezes, a mais externa.

 

Neste caso, o uso de calcinhas que não sejam de algodão e de calças jeans, diariamente, podem causar irritação e aumentar a coceira.

 

Quando a coceira é interna, ela pode ser causada pela presença de algum fungo ou bactéria e o sintoma pode vir acompanhado de inchaço e de corrimento. Muitas vezes, a causa da coceira é a candidíase, uma doença causada pelo desequilíbrio dos fungos que, normalmente, habitam esta região.

 

Veja também

 

Harmonização Corporal: saiba o que é e como beneficiar seu corpo com a cirurgia

 

Rapunzel 'real' lava o cabelo uma vez por semana e leva 10 horas para secá-lo. VEJA FOTOS

 

Outros sintomas característicos da candidíase são:

 

Coceira na região interna e externa da região íntima da mulher;

 

Corrimento branco, tipo leite coalhado, com ou sem mau cheiro;

 

Dor ou ardor ao urinar.

 

Como alguns destes sintomas são comuns a várias alterações, o melhor é sempre consultar o ginecologista caso a coceira não melhore após 1 semana de cuidados simples como manter a região íntima bem limpa e seca, evitar roupa de materiais sintéticos e fazer uma alimentação com menos alimentos açucarados.

 

Tratamento para coceira na vagina

 

Um bom tratamento caseiro para aliviar a coceira na vagina, no clitóris e nos grandes lábios é lavar a região íntima com chá de alecrim e sálvia, por exemplo, pois tem propriedades antimicrobianas que eliminam bactérias e evita o crescimento de fungos, que podem causar a coceira. Confira as receita deste e outros remédios caseiros para coceira na vagina.

 

Porém, o tratamento para coceira na vagina depende sempre da sua causa:

 

1. Candidíase

 

O tratamento para candidíase normalmente é feito com o uso de antifúngicos orais e pomadas para candidíase, receitados pelo ginecologista, como Clotrimazol ou Miconazol. Veja quais são e como usar as pomadas ginecológicas mais usadas para candidíase.

 

2. Alergia a substâncias químicas

 

Algumas substâncias químicas, como o cloro presente na água do jacuzzi, banheira ou piscina, por exemplo, pode causar coceira na vagina, sendo nesses casos recomendados que a região íntima seja bem lavada com sabão de pH neutro. Depois de secada, é recomendado utilizar calcinha de algodão.

 

Depois de sair da piscina, também é importante tirar o biquíni para que não seque no corpo e permita o crescimento de fungos ou o contato prolongado com cloro.

 

3. Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

As Doenças Sexualmente Transmissíveis, popularmente conhecidas como DSTs também pode ter como sintoma a coceira na vagina. Por isso, é importante que caso haja comportamento de risco, ou seja, contato íntimo sem preservativo, sejam feitos exames específicos para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado, seja com antibióticos ou com antivirais. Entenda como é feito o tratamento das principais DST's.

 

4. Hábitos de higiene

 

A falta de higiene adequada também pode resultar em coceira na vagina. Por isso, é recomendado que a região externa seja lavada diariamente com água e sabão neutro, incluindo após a relação sexual. A região deve estar sempre seca, sendo melhor usar calcinha de algodão, e evitar o uso de calças muito apertadas e calcinha com elástico apertado.

 

Além disso, durante a menstruação é recomendado que o absorvente seja trocado sempre a cada 4 ou 5 horas, mesmo que não esteja aparentemente muito sujo, pois a vagina fica em contato direto e constante com fungos e bactérias presentes na região íntima.

 

Em qualquer caso, se a coceira durar por mais de 4 dias ou surgirem outros sintomas, como corrimento com mau cheiro ou inchaço da região, é aconselhado ir ao ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

 

Como não ter mais coceira na vagina

 

Para evitar a coceira na vagina, clitóris e grandes lábios é indicado:

 

1. Usar roupa íntima de algodão, evitando materiais sintéticos que não deixam a pele respirar, facilitando o crescimento de fungos;

 

2. Ter uma boa higiene íntima, lavando somente a região externa, com sabonete neutro, mesmo após o contato íntimo;

 

3. Evitar o uso de calças muito justas, para impedir a elevação da temperatura local;

 

4. Utilizar preservativo em todas as relações, para evitar a contaminação com as DSTs.

 

5. Estes cuidados ajudam também a aliviar a irritação local e a diminuir a coceira, quando já existe. É, ainda, recomendado evitar fazer uma alimentação com alimentos muito açucarados. Veja algumas dicas da dieta para tratar a coceira: 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

Tua Saúde 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.