25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
13/07/2020

O que são constelações familiares? E por que conhecer melhora sua vida e relacionamentos

Foto: Divulgação

Atualmente, ainda não foi comprovado cientificamente, mas, apesar disso, aqueles que os experimentaram podem testemunhar que alcançaram grandes resultados.

Você conhece constelações familiares? Você sabe o que são e os resultados que trazem? Se você acha que eles têm a ver com as estrelas, você não está no caminho certo:

 

Não estamos falando de astronomia ou astrologia, mas de psicologia e as constelações familiares de Bert Hellinger permitirão que você descubra novos lados de si e viva sua vida de forma livre e tranquila, graças aos estudos da psico-genealogia.

 

Veja também

 

DICA! Como não errar ao fazer as sobrancelhas em casa. VEJA

 

Confira 9 truques super simples para fazer seu esmalte durar mais. VEM VER

 

O que são constelações familiares


As constelações familiares, em psicologia, são uma técnica terapêutica alternativa que é relativamente moderna. Atualmente, ainda não foi comprovado cientificamente, mas, apesar disso, aqueles que os experimentaram podem testemunhar que alcançaram grandes resultados.

 

A ciência está aprofundando seus estudos também através da física quântica e há uma boa chance de que, com a evolução científica, seja possível demonstrá-los.

 

O fundador das constelações familiares sistêmicas, o psicólogo alemão Bert Hellinger, começou a expor suas teorias entre os anos 70 e 80, partindo da ideia de que os membros de uma família estão em um relacionamento sistêmico entre si, assim como as estrelas dentro das constelações.

 

constelacoes-familiares-como-e

 

Bert Hellinger havia percebido que dentro de todas as famílias existem posições fixas, em cada uma das quais um membro da família está posicionado, assim como as estrelas dentro de uma constelação. Além disso, as estrelas se movem juntas, quando uma se move e as outras se movem: é um sistema real.

 

Nossos pais, avós e os ancestrais em geral continuam a viver dentro de nós e inconscientemente influenciam nossas vidas. Frequentemente somos nós que experimentamos algumas de suas emoções não resolvidas ou compartilhamos parte de seu destino e podemos chamar essas situações de “nós de energia”.

 

A partir das constelações familiares sistêmicas, ao longo dos anos, vários sistemas e métodos diferentes de constelação nasceram: existem constelações familiares xamânicas, imaginárias, mas também escolares e comerciais.

 

O que esperar de uma consulta de constelação familiar


O sistema de constelações familiares leva você ao estágio físico, como se estivesse em um estágio, a dinâmica presente em sua família.



Sob a orientação do facilitador (o terapeuta), as dificuldades são destacadas e é possível intervir para desatar o nó e garantir que a energia possa circular mais fluidamente dentro da família. Isso pode levar você a ter relacionamentos mais pacíficos, a superar os traumas e a possibilidade de alcançar objetivos que antes eram impedidos por dificuldades transgeracionais.

 

Também existem constelações familiares individuais, embora essa ferramenta expresse completamente seu potencial em reuniões de grupo.

 

constelacao-familiar-como-funciona

 

As reuniões das constelações familiares ocorrem principalmente em três fases:

 

constelacao-familiar-como-funciona

 

Apresentação do problema e escolha dos representantes: o participante diz ao facilitador para que serve, que problema ele quer enfrentar e descreve brevemente os eventos e relacionamentos significativos de sua família.

 

Graças a essa fase, o facilitador pode entender se representa a família de origem do participante ou a atual. O participante escolhe dentre os presentes um representante para si e um para cada membro da família e os coloca no centro, de acordo com seus próprios sentimentos. Nenhuma indicação física ou emocional é dada aos representantes.


Representação: nesse ponto, uma cena real é posta em prática, na qual os participantes do grupo representam os diferentes membros da família em questão, apenas seguindo suas sensações físicas e emocionais.

 

Graças a um fenômeno chamado ” ressonância mórfica ” (hipótese do biólogo Rupert Sheldrake), os membros do grupo conseguem perceber os pensamentos e sensações físicas da pessoa que estão representando, mesmo que nunca o tenham conhecido. Durante esta fase, o facilitador é capaz de observar a dinâmica familiar e o nó para desatar.


Desatando o nó: graças à constelação, o participante pode observar seu problema de fora e entender a dinâmica de sua psicologia familiar. Com a ajuda de técnicas específicas, o facilitador faz com que as energias e os sentimentos voltem a fluir naturalmente.


Como qualquer técnica inovadora, pode ser assustadora, mas as constelações familiares não são perigosas. Para experimentá-los, você pode contar com um psicoterapeuta especializado. Como em tudo, é essencial garantir que o profissional seja um especialista neste campo: somente dessa maneira você poderá obter os resultados que ouviu tanto sobre si mesmo, sem correr riscos.

 

As Ordens do Amor, livro de Bert Hellinger

 

constelacao-familiar-mente

Fotos: Reprodução 

 

Você provavelmente deve estar se perguntando: as constelações familiares realmente funcionam? Bert Hellinger incluiu seu trabalho sobre constelações familiares sistêmicas em um livro.

 

Neste manual, você pode encontrar muitos exemplos de experiências vividas diretamente por Hellinger com seus pacientes durante as constelações familiares e todos os resultados alcançados graças a essa técnica.

 

Os critérios de relacionamento entre as pessoas são o que o psicoterapeuta alemão chamou precisamente de “Ordens de Amor”: o principal, assim como o de onde todos os outros derivam, é o da lealdade inconsciente.

 

Segundo Hellinger, em todas as famílias há emaranhados ou laços com pais, avós ou outros ancestrais pelos quais você se sente inconscientemente prisioneiro. Esse tipo de vínculo pode dificultar a execução de ações que vão além do que seus antepassados fizeram na vida deles, apenas para ser fiel a eles.

 

Em alguns casos, o desejo de repetir o mesmo destino dos antepassados pode surgir, tanto no relacionamento quanto no trabalho (por exemplo, há gerações inteiras de pais e filhos, médicos ou advogados) e, à primeira vista, essa ciclicidade pode parecer simplesmente um hábito de família, mas na realidade são tarefas transgeracionais reais, isto é, transmitidas de geração em geração.

 

A psicogenealogia destaca como essa dinâmica não levaria a nenhum problema, se não fosse por muitas vezes a missão da sua vida e seus desejos mais inconscientes iriam para outro lugar e, nesses casos, surgem doenças que podem ser destacadas e resolvidas graças às constelações familiares sistêmicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Concluindo, as constelações familiares são um tópico muito amplo, que só pode ser totalmente compreendido através da experiência. Inicialmente é possível participar mesmo como espectador, para familiarizar-se com esta poderosa ferramenta. Próxima Etapa? Procure um excelente profissional e comece esta jornada para descobrir você e sua psicologia familiar!

 

Wefashion

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.