NOTÍCIAS
Saúde
Óbitos por vírus respiratórios sobem para 33 no Amazonas; FVS vê redução de 19,5%
Foto: Reprodução

De 1º de janeiro a 24 de maio de 2025, foram registrados 33 óbitos por vírus respiratórios

O Amazonas confirmou mais dois óbitos por vírus respiratórios, elevando para 33 o total de mortes registradas em 2025. O levantamento faz parte do boletim divulgado, nesta segunda-feira (26), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), que apontou uma redução dos casos.

 

Conforme o boletim, no Amazonas, de 1º de janeiro a 24 de maio de 2025, foram registrados 1.574 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 559 por vírus respiratórios, o que representa uma redução de 33,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 844 casos.

 

De 1º de janeiro a 24 de maio de 2025, foram registrados 33 óbitos por vírus respiratórios. A queda foi de 19,5%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 41 óbitos por SRAG devido a vírus respiratórios. Dos 33 óbitos em 2025, 20 foram por Covid-19, 10 por influenza A, 2 por influenza B e 1 por parainfluenza.

 

Veja também 

 

Certificação de zona livre de febre aftosa aumenta expectativas de expansão internacional do segmento agropecuário do Amazonas

 

Brasil registra mais de dez mil casos de febre oropouche; entenda a transmissão

 

Nas últimas três semanas (27/04 a 24/05), a faixa etária mais atingida é de pessoas com 60 anos mais (32%); seguido da faixa etária de menores de 1 ano (27%); 40 a 59 anos (15%); 1 a 4 anos (13%); 5 a 9 anos (6%); 10 a 19 anos (4%); e 20 a 39 anos (2%).

 

Ainda nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, foram: influenza A (47,8%), rinovírus (37%), influenza B (11,6%), adenovírus (5,5%), Vírus Sincicial Respiratório (3,5%), e bocavírus (1,1%).

 

De acordo com a SES-AM, o atendimento inicial às síndromes gripais deve ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar.

 

É imprescindível que pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, os que precisam entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte de grupo de risco, como idosos, quem tem comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão usem máscara de proteção respiratória para evitar transmissão de vírus respiratórios:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A FVS orientou que é necessário proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco. A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.