19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
23/05/2022

Obra de arte gigante transforma fachada do Bumbódromo de Parintins

Foto: Expedito Calixto/Divulgação

Espaço cultural ganha uma obra de arte de 770 metros quadrados e uma galeria a céu aberto

A fachada do Bumbódromo de Parintins vai ganhar uma obra de arte gigante, de mais de 770 metros quadrados de pura cultura e folclore popular. A revitalização feita pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe a assinatura da dupla de artistas parintinenses Curumiz, composta por Alziney Pereira e Emerson Freitas.

 

Os preparativos para o 55º Festival Folclórico de Parintins estão a todo vapor. Além da fachada do espaço, que tem quase 30 metros de altura, uma galeria de arte a céu aberto, de mais de 2 mil metros quadrados, já começa a colorir os muros da ilha Tupinambarana.

 

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, ao todo, as duas intervenções artísticas contam com 90 profissionais do município e tem previsão de entrega para o dia 18 de junho.

 

Veja também

 

Moradores de Parintins executam obras nas vias publicas por omissão da prefeitura do município

 

Inscrito pela esposa, morador de Parintins ganha R$ 5 mil no Sorteio Mensal da Nota Fiscal Amazonense

 

“O governador Wilson Lima determinou que todos os profissionais envolvidos no Festival sejam filhos de Parintins e, nós, da Secretaria de Cultura, temos o orgulho de dar oportunidade aos talentosos artistas e trabalhadores da ilha dos bumbás, com trabalhos notáveis e criativos que elevam a qualidade da arte amazonense”, afirma o secretário.


MARCO CULTURAL 

 

Os personagens centrais do grafite dos Curumiz e dos artistas Teo Onda e André Hulk são os bumbás Caprichoso e Garantido, mas a obra de arte também conta com elementos da natureza amazônica.

 

Intitulada “Vitória da Cultura Popular”, os artistas contam com uma grande estrutura para executar a maior obra da carreira. São 138 litros de tinta líquida e em spray, 12 rolos e pincéis e andaimes que ajudam a colorir de vermelho e azul o Bumbódromo.

 

Para a dupla de artistas, o Festival é a manifestação cultural mais importante do Norte e participar do projeto é um marco na carreira dos profissionais.

 

“Um orgulho cultural inexplicável. Orgulhosos de manifestar através da nossa arte essa festa, que não é só festa, mas também é saudade, é amor, é bater no peito e mostrar ao mundo o quanto somos ricos culturalmente. É algo que não conseguimos explicar. É orgulho de ser parintinense, de ser do Amazonas”, comenta, emocionado, o Curumiz Alziney.

 

 

GALERIA A CÉU ABERTO

 

Mais de 2 mil metros de muros estão sendo coloridos por nove artistas de Parintins, para o projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa batizado como “Parintins – Galeria Cidade Aberta”.

 

Conforme o curador Diego Omar, a ação visa abranger artistas visuais que não estão na cadeia produtiva dos bois.

 

“Os murais abordam a temática indígena, a cultura cabocla, as cosmologias amazônicas, as festas e tradições parintinenses, os bumbás, o papel das mulheres e o mundo do trabalho na cidade”, resume o curador.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

São nove muros públicos e particulares que incluem, por exemplo, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Planeta Boi e o estádio Tupy Cantanhede. Os artistas Andrew Viana, Dermison Salgado, Dennis, Evanil Maciel, Levi Gama, Jarbas Lobão, Josinaldo Mattos, Miguel Carneiro e Pito Silva assinam as obras de intervenção cultural.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.