Uma trajetória política pautada na coerência e na lealdade, mas, fundamentalmente, no amor pelo Amazonas
Por Maria Santana Souza - Não foi uma escolha, foi o destino.
Foram 40 segundos de pavor com a terra tremendo naquele início de junho de 1970, no Peru, onde o casal Muhammad e Delfina Aziz tinha escolhido para morar, no departamento de Ancash. Omar, o primogênito, tinha 11 anos de idade. Magro, alto, tinha aprendido com o pai o peso da responsabilidade com a família.
Veja também
Pesquisa aponta Omar Aziz na liderança da corrida pelo Governo do Amazonas
Omar Aziz fala sobre o momento atual da política regional e nacional
Após o terremoto que arrasou o Peru, com cerca de 70 mil mortos, dona Delfina e seu Muhammad temiam pela vida dos filhos e pelas suas próprias vidas.
Decidiram que viriam para Manaus, cidade com pouco mais de 300 mil habitantes, localizada no meio da floresta amazônica. Lá não tem terremoto, pensou o casal.
E assim a família Aziz chegou a Manaus, em 1971. No governo do Amazonas, o coronel João Walter de Andrade, e na prefeitura de Manaus, Paulo Nery, interventores nomeados pelos generais de plantão.
Omar Aziz nasceu na cidade de Garça, em São Paulo, conhecida pelos seus cafezais e pela festa da cerejeira. Município com uma população pequena até hoje (pouco mais de 43 mil habitantes).
Em Manaus, Omar foi estudar no tradicional Colégio Amazonense D. Pedro II, o nosso Colégio Estadual. Também estudou na Escola Técnica Federal do Amazonas - ETFAM. Duas escolas berço de futuras lideranças políticas, principalmente o Colégio Estadual, de onde saíram políticos que fizeram escola no Amazonas.
Sempre seguindo seu caminho no ensino público, se formou em engenharia civil na UFAM, na época chamada de UA (Universidade do Amazonas). Omar logo despontou como liderança estudantil, presidindo o centro acadêmico do seu curso e participando ativamente da luta estudantil.
Não tardou para assumir um cargo público de direção e em 1989, se tornou vereador de Manaus. Reeleito, presidiu a casa legislativa. Em 1994, foi eleito deputado estadual mais votado do estado. Em 1996, assumiu o cargo de vice-prefeito de Manaus, cargo que seria reeleito em 2000.
Em 2002 e 2006 foi eleito, e reeleito, vice-governador do Amazonas. Em 2010, foi eleito governador do Amazonas e em 2014, senador da república.
Uma trajetória política pautada na coerência e na lealdade, mas, fundamentalmente, no amor pelo Amazonas. Quis o destino colocar o garoto Omar e sua família na trilha da mata e dos rios deste estado.
Não decepcionou. Aqui construiu não somente sua história, mas seu amor pelo povo que o acolheu.
FOI O DESTINO, MAS TAMBÉM FOI UMA ESCOLHA.
No governo do estado, Omar criou o maior programa de segurança pública da história do Amazonas, o Ronda no Bairro, reduzindo os índices de criminalidade como nunca visto.
O crime de roubo seguido de morte teve uma redução de 70% e os homicídios caíram 45%. O roubo caiu em 25% e a tentativa de homicídio, 20%.
O programa teve êxito em razão da sua estratégia de interação com a comunidade e o uso de tecnologias avançadas. A presença da polícia nos bairros de Manaus e no interior deu um sentimento de paz e segurança na vida da população amazonense.
Mas Omar não revolucionou apenas a segurança pública. Durante sua gestão, o Amazonas despontou como um dos estados que mais investia em saúde, ampliando a rede de atendimento na capital e no interior, aumentando os leitos de suporte intensivo e houve queda da mortalidade infantil.
Sempre primando pelo respeito ao povo amazonense, a saúde teve um atendimento humanizado, com melhoria da infraestrutura de serviço e equipes treinadas.
Ainda na área de saúde, o Amazonas foi premiado nacionalmente pela criação da rede de promoção e apoio ao aleitamento infantil. Criou uma rede de unidades específicas, com sete maternidades; o Instituto da Mulher Dona Lindu; o Instituto da Criança do Amazonas (Icam), referência em cirurgias neonatais, que teve sua estrutura totalmente renovada, e revitalizou 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento desde o nascimento do bebê até os 14 anos de idade.
As ações na segurança e na saúde são muitas. Da capital ao interior, houve um trabalho intenso de melhoria, sempre com destaque para a humanização dos serviços e o atendimento de excelência.
O hospital Delfina Aziz é obra do governador Omar. As unidades de saúde criadas e reformadas no interior do estado marcaram sua gestão e seu carinho pela nossa (sua) gente.
No próximo artigo, abordaremos mais ações de Omar Aziz.
Omar Aziz e mãe Delphina Aziz
O destino quis, foi uma escolha, a esperança vem do coração.
Fotos: Reprodução/Google
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Maria Santana Souza, jornalista, sob o nº 001487/AM, Idealizadara e diretora-presidente do Portal Mulher Amazônica e do podcast Ela.