15 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
05/05/2022

ONU anuncia segunda retirada de civis de Mariupol

Foto: Reprodução

Moradores da cidade do sul da Ucrânia, dominada por tropas russas, estão há semanas sem água nem comida dentro do complexo de Azovstal, metalúrgica ainda controlada por Kiev. Moscou promete cessar-fogo nesta quinta-feira

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que civis estão sendo retirados do complexo metalúrgico de Azovstal, em Mariupol, na Ucrânia, nesta quinta-feira (5). Esta é a segunda leva de moradores que conseguem sair da cidade, a primeira a ser dominada por tropas russas.

 

Azovstal, no entanto, é o único ponto que a Ucrânia ainda controla, e abriga o restante das tropas de Kiev além de centenas de moradores.

 

Para facilitar a saída, a Rússia afirmou que estabeleceria um cessar-fogo para a retirada de civis ao longo do dia.

 

Veja também 

 

Rússia luta pelo controle de bastião ucraniano em Mariupol

 

Guerra: Rússia ataca várias cidades da Ucrânia ao mesmo tempo

“Enquanto falamos, uma segunda evacuação está em curso, um segundo comboio da ONU e do CICR (Comitê internacional da Cruz Vermelha) busca os civis na cidade de Mariupol”, disse Guterres, em entrevista exclusiva à RFI.

 

Mais cedo, a Rússia afirmou que uma trégua de três dias na zona de Azovstal entraria em vigor nesta quinta-feira.

 

Na quarta-feira (4), no entanto, a Ucrânia afirmou que tropas russas que estão na cidade invadira o complexo de Azovstal e bombardearam parte do local. Quando a Rússia anunciou a conquista de Mariupol, há duas semanas, o presidente Vladimir Putin garantiu que seus soldados não invadiriam Azovstal e garantiriam a segurança dos soldados e civis ucranianos que estão dentro do complexo.

 

'Difícil negociação' com a Rússia


Em entrevista, Guterres falou também sobre a difícil negociação com o presidente russo Vladimir Putin, em 26 de abril, em Moscou.

 

“Foi com força e emoção que eu falei com ele sobre a necessidade de evacuar civis da usina de Mariupol. E ao fim de nossa conversa, isso permitiu que o presidente Putin prometesse pensar sobre a questão. E alguns minutos depois, seu ministro das Relações Exteriores me disse que ele tinha um acordo de princípios”, disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Quando questionado sobre o papel das Nações Unidas no conflito e sobre sua dificuldade, como secretário-geral da organização, em obter um cessar-fogo, Guterres reconheceu que “isso demonstra que o poder do secretário-geral da ONU é bem menor do que pensamos.” Mas afirmou que não vai desistir, “não perderei nunca a esperança”, completou.  

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.