Uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) terminou em confronto armado na tarde desta terça-feira (3/1) e provocou a interdição parcial da Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das vias mais importantes e movimentadas da capital paulista.
A ocorrência teve início após um roubo a uma residência de alto padrão no bairro do Morumbi, na Zona Sul da cidade. Segundo informações preliminares de fontes policiais e da imprensa, a ação resultou em um suspeito morto e ao menos quatro ou cinco pessoas baleadas.
O crime começou na Rua Professor Eduardo Monteiro, onde criminosos — possivelmente integrantes de uma quadrilha especializada em clonagem de controles remotos para abertura de portões automáticos — invadiram uma mansão. Uma funcionária da residência foi rendida, amarrada e trancada em um banheiro enquanto os assaltantes realizavam o roubo.
Veja também

Equipes do Deic, que já monitoravam o grupo, intervieram no momento em que os suspeitos tentavam deixar o imóvel. Houve troca de tiros dentro da residência, e três suspeitos foram baleados. Um deles foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto-Socorro Campo Limpo; os outros dois receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A mulher que chegou a ser mantida refém foi libertada ilesa.
Dois integrantes da quadrilha conseguiram fugir em um veículo, dando início a uma perseguição policial que durou cerca de 23 minutos. A fuga terminou na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nas proximidades do cruzamento com a Rua Peruíbe, no sentido Pinheiros, ou nas imediações da Avenida Cidade Jardim/Europa, conforme versões iniciais.
No local, houve novo confronto. Um dos fugitivos foi atingido fatalmente e morreu no local. O outro foi baleado e preso. A interdição parcial da via, que concentra sedes de grandes empresas, bancos e intenso fluxo de veículos e pedestres, gerou pânico entre motoristas e transeuntes que presenciaram os disparos.
O secretário de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, confirmou que a ação tinha como objetivo desarticular uma gangue especializada em roubos a residências de luxo, conhecida por empregar métodos tecnológicos para burlar sistemas de segurança. “Os policiais reagiram à resistência armada dos investigados”, afirmou o secretário, em declaração reproduzida por veículos de imprensa.
Até o momento, as identidades dos envolvidos não foram divulgadas. A polícia permanece no local realizando perícias e colhendo depoimentos. Não há informações sobre civis feridos ou detalhes sobre eventuais prejuízos materiais causados pelo roubo.
O caso volta a expor a vulnerabilidade de bairros nobres de São Paulo a ações criminosas sofisticadas e a atuação das forças de segurança no combate ao crime organizado, inclusive em áreas de grande visibilidade da capital.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
VEJA VÍDEO: