a operação foi iniciada às 6h e cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Manaus
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 19, a Operação Ourives, que investiga grupo criminoso que atua na comercialização ilegal de ouro extraídos de garimpos clandestinos da Amazônia Legal.
Foram mobilizados 17 Policiais Federais para o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na cidade de Manaus/AM.
A investigação revelou que a organização criminosa cooptava ourives para manipular e revender ouro extraído ilegalmente em Boa Vista/RR, Humaitá/AM, Japurá/AM e São Gabriel da Cachoeira/AM.
Veja também


Operação Ourives começou no final da
madrugada na capital amazonense
O transporte do minério até a capital era realizado por embarcações, caminhões e aeronaves, com apoio de agentes da segurança pública estadual, que garantiam o fluxo da carga ilícita.
Os nomes não foram divulgados, mas está confirmado que dois policiais civis, são suspeitos de facilitar o transporte de ouro extraído de garimpo clandestino.
Um e um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência de um deles, em um condomínio de luxo em Manaus. Jóias e armas foram encontradas na casa do policial civil.
.jpg)
Agentes da segurança pública estadual também
são acusados de fazer parte dessa organização
criminosa (Fotos: Divulgação)
Esses agentes também forneciam o ouro ilegal e coordenavam sua distribuição com intermediários, incluindo ourives e empresários.
A organização operava com uma estrutura definida, utilizando empresas de fachada para ocultar transações financeiras ilícitas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, dentre outros crimes correlatos.