26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
28/09/2020

OPINIÃO: A violência é resultado da cruzada da elite brasileira com a exclusão social

Foto: Reprodução

*Por Lúcio Carril - É preocupante o recrudescimento da violência no Brasil; da violência física, direta, que deixa trauma, que tira a vida.

 

Tenho visto declarações de especialistas e todos, aqueles ouvidos pela mídia, atribuem o problema à ausência do Estado nas áreas de conflito.

 

Isto é o que Marilena Chauí chama de verdade lacunar, o mesmo que a sabedoria popular classifica de meia verdade.

 

Esconde-se que o Estado é dominado por uma elite econômica, responsável por uma das maiores desigualdades sociais do mundo. A violência é resultado dessa condição, é sua matriz e a maior de todas as violências.

 

Veja também

 

POR LÚCIO CARRIL - Reflexões com gosto de ‘hortelã’

 

Por Lúcio Carril - A resiliência do trabalhador e da trabalhadora

Quando se fala em ausência de políticas públicas em regiões consideradas vermelhas, há sempre o interesse de jogar a culpa na política, como se esta fosse uma força motora desvinculada de grupos e classes econômicas. Tenta-se, com isso, camuflar a verdadeira causa e colocar a questão como transitória, não estrutural.

 

A violência se agrava na mesma proporção que se agrava a desigualdade social. O fim ou a diminuição das políticas compensatórias, por exemplo, é uma violência que gera outras violências. A elite brasileira, umas das mais cruéis do planeta, é a grande responsável pelo agravamento dessa mazela.

 

Com o golpe e a eleição de um governo adepto da violência e bajulador das elites, a tendência é piorar, infelizmente, afetando aqueles que já são vítimas. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

**Lúcio Carril é sociólogo, ex-secretário executivo da Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas, ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.