06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
25/06/2022

OPINIÃO: Sobre minhas angústias

Foto: Reprodução

* Por Lúcio Carril -Minhas frustrações não me fizeram amargo, tampouco me colocaram em sofrimento com a vida. Gerou, sim, uma enorme angústia que serve de um equilíbrio freudiano, capaz de conter os impulsos do ID e frear a arrogância do meu superego. Mas minhas angústias também podem repousar no receio de liberdade sartreano, apesar de sempre ter feito minhas escolhas com profundo escrúpulo. No entanto, assumo que o medo foi responsável pela imposição de limites e por eu não ter alcançado o ar rarefeito das montanhas.

 

Não compartilho com Schopenhauer no seu pessimismo niilista, pois a vida sempre terá sentido pra mim. E trata-se de um sentido real, com pesos do sentimento, mas com a intrepidez de construir a felicidade coletiva. E se eu tivesse que entender a vida como tragédia seguiria o caminho de Nietzsche e escolheria a arte como catarse.

 

Na verdade, minhas angústias instauraram um diálogo mais profundo com a vida e não me fizeram mal. Delas superei muitas coisas e com elas compartilhei meu sofrimento. Nunca me deixaram sozinho na dialética da vida.

 

Veja também

 

Redes sociais, ansiedade e saúde mental

 

Saúde mental: o que é um surto psicótico e como tratar?

 

Seguimos assim, sem enveredar pela desesperança e fazendo dos problemas uma oportunidade de crescimento. Não tenho tempo para crise existencial. Meu tempo é o tempo do mundo, com suas contradições e veleidades. Só penso em poder mudar, sempre.
Se me angustio, não será para sofrer, mas para crescer. Meu ego é coletivo, e Freud que me perdoe. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

*Lúcio Carril é sociólogo, ex-secretário executivo da Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas, ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.