26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
07/08/2020

Organizações pedem que STF se pronuncie sobre ameaça de intervenção de Bolsonaro

Foto: Divulgação

27 organizações do Pacto pela Democracia protocolam carta externando preocupação com ameaças denunciadas pela imprensa

Dezenas de organizações da sociedade civil brasileira protocolam nesta sexta-feira (7), uma carta direcionada ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, solicitando um posicionamento sobre a denúncia realizada pela revista Piauí sobre a intenção de Jair Bolsonaro de intervir na Corte e destituir os 11 ministros.

 

Articulada pelo Pacto pela Democracia - coalizão da sociedade civil voltada à defesa da democracia no Brasil -, o pedido expressa profunda preocupação do coletivo quanto à ameaça ao regime democrático e aos poderes da República em uma tentativa de impedir o avanço de investigações em curso contra sua própria família.

 

Veja também 

 

Bolsonaro terá de consolidar apoio após fim do auxílio, dizem analistas

 

Bolsonaro tentou dar um golpe militar em maio, revela revista

 

Leia a carta na íntegra:

 

Ao Excelentíssimo Senhor


Ministro José Antonio Dias Toffoli


MD. Presidente do Supremo Tribunal Federal


Ref.: Ameaça de intervenção no Supremo Tribunal Federal

 

Foi com assombro e repúdio que as organizações signatárias desta carta receberam os relatos apurados pela revista Piauí de ontem (05/08), de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou aos seus ministros a decisão de enviar tropas do Exército para destituir os onze ministros do Supremo Tribunal Federal.

 

Segundo a matéria, a decisão teria acontecido durante uma reunião no Palácio do Planalto em 22 de maio, em reação à investigação de uma notícia-crime contra o presidente e seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos/RJ).

 

Essa decisão teria sido dissuadida por parte do corpo ministerial, com a contraproposta de publicação da Nota à Nação Brasileira, escrita pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, que ameaçava para “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

 

Ainda de acordo com a reportagem, "Bolsonaro queria mandar tropas para o Supremo porque os magistrados, na sua opinião, estavam passando dos limites em suas decisões e achincalhando sua autoridade.

 

Na sua cabeça, ao chegar no STF, os militares destituiriam os atuais 11 ministros. Os substitutos, militares ou civis, seriam então nomeados por ele e ficariam no cargo 'até que aquilo esteja em ordem', segundo as palavras do presidente".

 

O teor da denúncia é escandaloso na medida em que o Presidente da República deliberadamente ameaça o regime democrático em uma tentativa de impedir o avanço de investigações em curso contra sua própria família.

 

Não seria a primeira vez que o Poder Executivo desrespeitaria um dos princípios basilares do ordenamento constitucional brasileiro, a separação e a garantia do livre funcionamento dos três poderes da República.

 

Testemunhamos no decorrer dos últimos meses dezenas de episódios e declarações que poderiam provocar a ruptura da institucionalidade democrática e atestam a falta de apreço do projeto autoritário empreendido pelo Presidente à autoridade do Supremo Tribunal Federal.

 

As organizações e iniciativas signatárias pedem, portanto, que Vossa Excelência atue para afastar qualquer possibilidade de dano às referidas garantias constitucionais e se posicione sobre o assunto.

 

A ameaça de dissolução da Suprema Corte por meio de intervenção militar deve ser rechaçada e punida para que o autoritarismo enquanto projeto seja afastado do horizonte de nosso país.

 

Certas do empenho deste Tribunal para dar concretude à salvaguarda da Constituição, as organizações e iniciativas signatárias apresentam sinceros protestos de elevada estima e consideração.


Respeitosamente,

 

Abong

 

Ação Educativa

 

Acredito

 

Agora

 

Aliança Nacional LGBTI+

 

Amasa - Amigos Associados de Analândia

 

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec

 

Cidade Escola Aprendiz

 

Departamento Jurídico XI de Agosto

 

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec

 

Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS

 

Instituto Polis

 

Instituto Soma Brasil

 

Instituto Terroá

 

Instituto Update

 

Instituto Vladimir Herzog

 

Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero

 

Open Knowledge Brasil

 

Oxfam Brasil

 

Projeto Saúde e Alegria

 

Pública, Central do Servidor

 

Rede Conhecimento Social

 

Transparência Brasil

 

Transparência Capixaba

 

Transparência Eleitoral Brasil

 

Turma do Bem

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

WWF-Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.