NOTÍCIAS
Arte e Fama
Oscar 2025: 'Ainda Estou Aqui' faz história e vence prêmio de Melhor Filme Internacional
Foto: Reprodução

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro e falado em português ganha uma estatueta na maior premiação do cinema

A noite deste domingo, 2, é uma das mais importantes na história do cinema brasileiro dos últimos 26 anos. E ela veio premiada: "Ainda Estou Aqui" venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional e traz, pela primeira vez em 97 anos da premiação, a estatueta dourada para o Brasil.

 

A produção concorria com "Emilia Pérez" (França), "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha), "Flow" (Letônia") e "A Garota da Agulha" (Dinamarca). O filme concorre ainda aos prêmios de Melhor Atriz, para Fernanda Torres, e Melhor Filme, feito inédito na indústria brasileira, categorias cujos vencedores serão apresentados mais ao fim da cerimônia. Acompanhe ao vivo na EXAME.

 

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. É um tanto quanto significativo, então, que sua filha, Fernanda Torres, traga junto ao elenco o primeiro prêmio do Brasil para casa.

 

Veja também

 

Por que Bruna Marquezine foi ao Oscar? Entenda o motivo

 

Xamã e Sophie Charlotte confirmam término após curtirem carnaval separados

 

O filme balançou a indústria de cinema no Brasil como não acontecia em muitos anos. Levou sozinho mais de 5,5 milhões de pessoas aos cinemas, arrecadou mais de R$ 120 milhões, a quinta maior bilheteria de um filme nacional na história do país. E fez com que o brasileiro não só entrasse em "clima de Copa do Mundo", como também assistisse a outras produções nacionais.

 

Em 2024, no Brasil, o cinema arrecadou R$ 2,5 bilhões em bilheteria, faturamento gerado por quase 122 milhões de pessoas — 11 milhões delas, por exemplo, pagaram ingresso para assistir a filmes internacionais, número quase quatro vezes maior do que o registrado em 2023.

 

Oscar 2025: veja a repercussão após a conquista de 'Ainda estou aqui' como  melhor filme internacional; web lembra 'final de Copa'

Foto: Reprodução

 

MARATONA DO OSCAR

 

A corrida ao maior prêmio do cinema começou em setembro, quando "Ainda Estou Aqui" foi exibido no Festival de Veneza e aplaudido por 14 minutos. Na ocasião, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro e, desde então, estreou em mais de 50 festivais internacionais de cinema do mundo. Fernanda Torres, Walter Salles e Selton Mello participaram das estreias de diversos países europeus e cidades norte-americanas, festas e uma longa temporada em Los Angeles para divulgação do filme.

 

"A questão do Oscar é fazer o filme ser visto e votado. E o nosso filme é pequeno se comparado com os outros, além de ser falado em português", comentou Fernanda à EXAME na época em que "Ainda Estou Aqui" estreou nos cinemas brasileiros. Mas deu certo: o Brasil levou para casa um Oscar pela primeira vez — e isso abre muita margem para que a indústria cinematográfica cresca exponencialmente nos próximos anos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"Ainda Estou Aqui" é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures. O filme segue em cartaz nos cinemas e será anunciado, em breve, no streaming da Globoplay.

 

Fonte: Exame

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.