25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
25/05/2023

Ovo nos cabelos: conheça os riscos da trend de beleza egg hair mask

Foto: Reprodução

Especialistas comentam sobre a egg hair mask, trend de beleza que inclui o ovo na rotina de cuidados com os cabelos

A egg hair mask (ou máscara capilar de ovo, em tradução livre) é uma nova trend de beleza que tem feito sucesso nas redes sociais. Em diversos vídeos, mulheres ensinam como utilizar ovo nos cabelos, desde com outros ingredientes naturais, para hidratação, até somente a clara, para tratar a oleosidade.

 

No entanto, embora o ovo possua nutrientes que auxiliam na saúde dos cabelos e do couro cabeludo, a melhor maneira de obter seus benefícios é por meio da ingestão, durante as refeições. Isso porque os nutrientes não estão na forma mais adequada para penetrar na fibra capilar.

 

O hairstylist Rodrigo Cintra, empresário e co-apresentador do programa Esquadrão da Moda, do SBT, explica que pode levar muito tempo para que a proteína do ovo cru, aplicada nos cabelos, traga algum tipo de resultado.

 

Veja também 

 

Dia Nacional do Café: aprenda a incluir esse ingrediente no skincare

 

5 cores de esmalte para arrasar no outono

 

“Antigamente, isso era comum, pois não tínhamos ativos com essa função. Hoje, em salão, temos produtos que utilizam um blend com 12 proteínas, que leva cerca de 10 minutos para fazer efeito, e ainda permite tratar, nutrir e regenerar a fibra. É um ótimo custo-benefício, uma vez que você sabe que o resultado é garantido no final da própria aplicação. O cabelo fica mais encorpado, brilhante, macio e saudável”, comenta.

 

OVO REDUZ A QUEDA DOS FIOS?

 

A queda de cabelo é um problema que mexe com a autoestima, fazendo com que muitas mulheres busquem receitas caseiras para resolver a situação. Mas, não existem evidências científicas que comprovem a eficácia do ovo contra a queda quando aplicado diretamente nos fios. “A curto prazo pode deixá-los rígidos e, se usados de forma frequente, podem até levar à queda“, afirma o médico tricologista e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), Julio Pierezan.

 

Dessa forma, é importante procurar um especialista para avaliar a queda de cabelo e receber um diagnóstico e tratamento adequado. Muitas vezes, com o procedimento correto, é possível reduzir ou até mesmo reverter o quadro.

 

PERIGOS PARA A SAÚDE


Ovos crus podem conter bactérias, como a salmonella, que causam infecções no couro cabeludo. “Quando aplicados diretamente, trazem riscos à saúde capilar, como o aumento da oleosidade e até mesmo o surgimento de infecções”, alerta a médica dermatologista Geisa Costa, graduada em Medicina pela PUC e pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

 

Além disso, algumas pessoas podem ter a pele mais sensível e desenvolver alergia ao alimento. “Com o acúmulo de proteínas nos folículos capilares, ocorre uma sobrecarga de nutrientes e uma possível obstrução. Isso pode agravar condições como dermatite seborreica e caspa”, completa a fundadora do Art Beauty Center.

 

Portanto, por mais que o ovo seja um alimento rico em nutrientes e proteínas, a melhor maneira de obter seus benefícios é incluindo na alimentação, em vez de aplicá-lo diretamente nos cabelos. Além disso, deve-se sempre procurar um profissional que saiba identificar e tratar possíveis problemas capilares de maneira saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.