18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
18/03/2023

Paciente americana é curada do HIV após transplante de células-tronco

Foto: Reprodução

Pela quarta vez na história, cientistas conseguiram curar um paciente com HIV, o vírus da aids. A mulher, moradora de Nova York, nos Estados Unidos, passou por um transplante de células-tronco para tratar um câncer, e não apresenta mais vestígios do vírus no organismo.

 

O caso foi publicado na revista Cell nesta quinta-feira (16/3).


A paciente tinha câncer no sangue e passou por um transplante de células-tronco que vieram do cordão umbilical de um doador. Após 30 meses, os autores do estudo observaram que a mulher, mesmo sem fazer o uso das medicações antirretrovirais, não tinha mais HIV em seu organismo.

 

Veja também 

 

Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal contra a covid-19

 

Policlínica Codajás convida usuários do SUS para exames extras em saúde no Ambulatório de Diversidade e Gêneros Sexuais

De acordo com a autora do estudo, Yvonne Bryson, a mulher está bem. Mesmo não sendo um procedimento que pode ser aplicado a todos os pacientes, os resultados dão esperanças que, no futuro, novas técnicas baseadas nessa terapia possam ser desenvolvidas.

 

“Atualmente, ela está clinicamente saudável, livre de câncer e HIV. Chamamos o quadro de cura possível, em vez de definitiva, já que precisamos de um período de acompanhamento mais longo”, afirma Yvonne.

 

Em casos como o da paciente, os médicos e cientistas buscam um doador que, além de ser compatível, tenha uma mutação específica no gene CCR5, responsável por impedir que o HIV ataque as células.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

As células-tronco do doador substituem as do paciente, levando à diminuição do câncer e proporcionando resistência contra o vírus da aids.

 

Fonte: Metrópoles
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.