02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
07/01/2023

Pais de alunos denunciam descaso da prefeitura de com escola construída fora dos padrões do MEC no meio da floresta do Sul de Lábrea. VEJA VÍDEOS

Foto: Reprodução

*Por Xico Nery, correspodente do "PORTAL DO ZACARIAS" no interior do Amazonas - Comunitários do vilarejo Curuquetê, parte integrante da Reserva Extrativista Ituxi, no Sul de Lábrea, apelaram nesta sexta-feira (06.01) ao Ministério Público Federal (MPF-AM) para que interceda junto à Prefeitura a fim de readequá-la às condições do prédio de uma verdadeira escola.

 

Segundo moradores, “não estamos acreditando no que vemos por aqui”. Fora do padrão de construção exigido pelo Ministério da Educação (MEC), a escola da Comunidade do Curuquetê, na divisa de Lábrea com distritos de Porto Velho (RO), continua sendo motivo de pesadas críticas por alunos, pais e professores.

 

Construída numa área de menos de 200 metros quadrados, toda em madeira, nos moldes de um barracão semelhante aos que armazenavam borracha (Látex da Amazônia), o prédio não dispõe de salas arejadas nem espaçosas. A obra, com madeira tirada da floresta, segundo comunitários, “economizou dinheiro que veio para a obra” - que no projeto original seria em alvenaria.

 

Veja também

 

Índio não quer mais apito; quer fazer o 'rapa' em cargos comissionados nomeados por políticos na Funai e órgãos vinculados aos povos indígenas, na capital e interior do Amazonas. VEJA VÍDEOS

 

Bolsonaristas que controlam ICMBIO no rio Purus tenta se perpetuar no poder continuam a apertar o cerco contra moradores das reservas ambientais. VEJA VÍDEOS

 

Nesta sexta-feira (06), a Reportagem não encontrou o secretário Jesus Batista (MDB), da Educação, para que apresentasse o projeto original da escola. Ele não foi encontrado na SEMED, em Lábrea. Segundo seguranças, “o expediente dele, hoje, terminou às 10h30”.

 

Relatos de pais de alunos e professores atestam que as salas não são climatizadas, e muito quentes não oferecem o mínimo de conforto. “Todos nos acotovelamos entre si em meio a um cercadinho”, desabafaram alunos e professores.

 

Sob o governo de Gean Campos Barros (MDB), as escolas ao longo dos rios Curuquetê, Ituxi e Médio Purus, de acordo com a Associação de Professores, “deixam a desejar e estão fora do padrão exigido pelo Ministério da Educação”.

 

Nas comunidades do rio Curuquetê não seria diferente, dizem pais de alunos que ameaçam tomar o ônibus escolar e comandar uma grande caravana numa marcha para instar a Procuradoria da República, em Manaus, a fim de o órgão faça valer o direito de termos educação de qualidade”.

 

O descaso da Prefeitura, através da gestão do secretário Jesus Batista, chegou ao ponto de a cobertura ameaçar cair sobre a cabeça de alunos e professores. As telhas foram postas em espaços alargados, além dos ambientes inadequados para a cantina, sala de professores e a guarda de material e equipamentos durante o inverno.

 

- Aqui, falta salas de aulas para todos os alunos, ainda, fora da escola, se queixam os comunitários muito indignados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ao final do desabafo feito diretamente da comunidade ao “PORTAL DO ZACARIAS”, pais de alunos e moradores da Reserva Extrativista Ituxi e do entorno, classificam a obra (da escola) como de baixa qualidade e que não gera expectativa nenhuma de estímulo para que alunos permaneçam na escola.

 

VEJA VÍDEOS:

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.