30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
04/04/2024

Parada cardíaca pode apresentar sintoma prévio. Entenda

Foto: Reproduçõa

O infarto é a causa mais comum de parada cardíaca, mas outros fatores podem levar a esse evento grave de saúde

Em novembro de 2022, a cantora Gal Costa sofreu um infarto agudo do miocárdio, que levou a uma parada cardíaca e a sua consequente morte. O infarto é a causa mais comum de parada cardíaca, mas outros fatores podem levar a esse evento grave de saúde. Segundo ele, o quadro pode ou não ser reversível, conforme a expertise dos profissionais de saúde que fazem o primeiro atendimento do paciente e a rapidez com a qual o socorro chega.

 

O cardiologista explica que nem sempre uma parada cardíaca leva à morte, já o ataque cardíaco resulta em fibrilação ventricular e, se não for realizada a cardioversão (tratamento de choque elétrico no coração), é provável que ocorra o óbito do paciente.

 

A parada cardíaca não costuma dar sintomas quando é causada por doenças estruturais em indivíduos mais jovens. O cardiologista afirma que, em casos assim, ela costuma ocorrer durante um esforço físico mais intenso, quando ocorre uma arritmia, seguida de morte súbita.

 

Veja também 

 

Serviços à população: Fundação de Medicina Tropical oferece testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis no sábado

 

Desinformação: Fiocruz e UFF lançam guia para profissionais de Saúde

Já a parada cardíaca secundária, quando decorre de doença transclerótica, pode dar alguns sinais. O principal sintoma é a angina, também conhecida como pré-infarto, que é uma dor torácica intensa.

 

O desconforto atinge o lado esquerdo do peito e, por vezes, até mesmo a região do estômago, podendo ou não irradiar para o braço esquerdo e, às vezes, para os dois braços e pescoço. “Isso é o que chamamos de angina, o ‘aviso’ do infarto”, salienta o médico.

 

Pessoa sentada e usando máscara enquanto outra pessoa que está de pé está examinando seu coração - Metrópoles

 Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A dor é resultado de uma coronária que tem um entupimento de gordura, mas ainda não fechou por completo. Quando ocorre o fechamento completo ocorre o infarto agudo do miocárdio. “Muitas vezes acontece sem aviso prévio, sem esses sintomas”, diz o especialista.

 

Fonte: Revista Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.