28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
29/03/2020

Paróquia coloca fotos de fiéis em bancos para celebrar missa: 'Laços da fé nos unem'

Foto: Divulgação

Paróquia de Quintana decora bancos com fotos de fiéis para celebrar missa à distância

Uma paróquia de Quintana (SP) inovou com uma atitude para deixar os padres mais próximos aos fiéis durante a missa, mesmo quando o coronavírus exige que elas sejam feitas a distância.

 

Na quarta-feira (25), colaboradores espalharam fotos impressas dos frequentadores da paróquia nos bancos da igreja e tornaram a missa, transmitida pela internet, um momento emocionante para os padres e fiéis.

 

O coordenador da pastoral da comunicação, Allyson Saulo Cabrini, contou ao G1 que a ação foi inspirada na ideia de uma igreja italiana e teve como objetivo principal homenagear os padres da paróquia.

 

Veja também 

 

Acabou o álcool gel? Saiba o que fazer (e o que não fazer) para se proteger

 

Cientistas dizem que mais de 1 milhão de pessoas podem morrer no Brasil sem medidas restritivas de isolamento social

 

“O padre chegou e foi uma comoção total. Era uma intenção de homenageá-lo até porque o padre nasceu para o povo e, sem o povo, fica uma parcela faltando”, conta Allyson.

 

Missas presenciais foram suspensas para evitar a transmissão do coronavírus em Quintana — Foto: Arquivo pessoal/Allyson Saulo Cabrini

 

Para o padre Edson de Oliveira, a surpresa foi um gesto precioso. Através dele, os fiéis puderam se sentir representados na oração e mostrou que a comunidade pode estar presente e manter a fé, mesmo de maneiras alternativas.

 

“A gente até se emociona porque é isso que provoca, um estado de emoção e sensibilidade. Também revela a ternura da comunidade com o padre, é uma relação muito bonita”, se emociona o padre.

 

A equipe da igreja recebeu as fotos através de um WhatsApp disponibilizado na página da paróquia no Facebook. Segundo o coordenador, os fiéis gostaram bastante da ideia e, em menos de 24 horas, a igreja recebeu mais de 200 fotos.

 

“O que eu fico mais feliz é ver que alguns bancos ainda não têm fotografia, mas eu sei que vão faltar bancos para a gente colocar fotos. Não é uma corrente sombria, são os laços da fé que nos unem e todo mundo quer fazer parte disso”, afirma o padre Edson.

 

Ideia das fotos emocionou padres e aproximou frequentadores da igreja de Quintana — Foto: Arquivo pessoal/Allyson Saulo Cabrini

Foto: Reprodução

 

O religioso também explicou ao G1 sobre o papel da igreja neste momento tenso de pandemia do coronavírus. Segundo ele, os padres da paróquia têm se empenhado para levar às pessoas um sinal de esperança.


“Esse tem sido o nosso maior pastoreio agora, fazer a mensagem positiva chegar nas pessoas. Com as dúvidas que surgem e as situações obscuras que vão chegando, a igreja deve ser um espaço para confiança e o padre precisa animar, reconfortar e ter essa presença de consolação”, ensina o padre.

 

Missa pela internet


Para evitar a aglomeração de pessoas e entendendo que a celebração presencial poderia trazer um risco aos frequentadores da igreja, a Diocese de Marília, da qual Quintana faz parte, suspendeu as missas nas paróquias.

 

Desde o dia 19, a igreja de Quintana começou a transmitir as missas através da internet e do rádio. A iniciativa, segundo o coordenador Allyson, tem dado certo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

“Foi muito nova para agente essa questão da transmissão. Estamos fazendo via celular simples e amigos também colaboram com outros celulares. Nossa transmissão via rádio também é bastante amadora, mas está dando certo”, explica o coordenador.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.