NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
Paratletas da rede estadual disputam Meeting Paralímpico em Manaus em busca de vaga nacional
Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O resultado oficial com os atletas classificados será divulgado pelo CPB na próxima segunda-feira (27)

O sábado (23) foi marcado por disputas e expectativas para os paratletas da rede estadual de ensino durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado na Vila Olímpica de Manaus. A competição, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, busca classificar estudantes para as Paralimpíadas Escolares, previstas para novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

 

Nas modalidades de atletismo e halterofilismo, os estudantes participaram das provas com foco na conquista dos índices técnicos necessários para avançar à etapa nacional. O evento também marcou a 4ª edição das Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajea’s), seletiva específica para os paratletas amazonenses.

 

Segundo o coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, a expectativa é ampliar a delegação do estado nas próximas edições.

 

Veja também

 

Vídeo de piloto mostrando suposto OVNI próximo a avião viraliza nas redes

 

Inscrições para concurso de delegado da PCDF terminam nesta segunda-feira
 

“A gente tem uma perspectiva de levar entre 60 e 80 pessoas para as Paralimpíadas Escolares. Dentre esses, imaginamos mais de 40 paratletas da rede estadual”, destacou.

 

O resultado oficial com os atletas classificados será divulgado pelo CPB na próxima segunda-feira (27).

 

MEETING PARALÍMPICO AMPLIA OPORTUNIDADES

 

Anteriormente concentrado em São Paulo, o Meeting Paralímpico passou a ser realizado em diferentes estados como forma de incentivar o crescimento do esporte paralímpico no país e ampliar a descoberta de novos talentos.

 

O supervisor de desenvolvimento esportivo do CPB, Filipe Barboza, destacou a importância da descentralização da competição.

 

“Pelo terceiro ano consecutivo estamos em Manaus nesse formato, unificando atletas desde o sub-11 até o alto rendimento. É muito importante trazer isso para o extremo norte do país”, afirmou.

 

DISCIPLINA E DEDICAÇÃO

 

Entre os destaques da competição esteve a estudante Thayla de Oliveira, da Escola Estadual Senador João Bosco, que já conquistou medalhas nas Paralimpíadas Escolares do ano passado. A atleta contou que mantém rotina intensa de treinamentos na Vila Olímpica.

 

“Eu acordo cinco da manhã para treinar e minha expectativa é conquistar mais medalhas e voltar para as Paralimpíadas Escolares representando minha escola e o Amazonas”, disse.

 

A mãe da atleta, Natalina Pereira, ressaltou a importância do esporte no desenvolvimento pessoal da filha.

 

“O esporte ensina disciplina, qualidade de vida e superação. Isso faz diferença para toda a vida”, afirmou.

 

Outra participante da competição foi a estudante Camily Emanuele, da Escola Estadual Cívico-Militar Fueth Paulo Mourão. Estreante na competição, ela afirmou que sonha em disputar a fase nacional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

“Eu gosto muito de esporte e espero futuramente ser campeã brasileira. Vou treinar bastante para chegar lá”, declarou.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.