NOTÍCIAS
Economia
Páscoa mais cara força adaptação de consumidores e empreendedores
Foto: Reprodução

Brasileiros estão trocando produtos típicos da época por opções mais baratas

Do ovo de chocolate ao bacalhau, a tradicional lista de compras dos brasileiros para a Páscoa deste ano está sendo repensada. Em março, os alimentos e bebidas ficaram 1,17% mais caros, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. Para sentir menos peso no bolso, os consumidores têm buscado alternativas mais acessíveis e ajustado o cardápio da celebração.

 

A partir do IPCA, o economista da FGV Ibre Matheus Dias calculou a variação dos preços de dez produtos típicos da Páscoa. As maiores altas foram da corvina (6,33%), do chocolate em barra e bombom (2,11%) e do bacalhau (0,92%). A lista completa está no infográfico abaixo.

 

Em suas compras, a advogada Adriana Almeida, de 33 anos, notou que o preço do camarão tem se mantido estável. De acordo com o IPCA, no mês passado, esse fruto do mar teve alta de 0,55%, após uma queda de 0,75% em fevereiro.

 

Veja também 

 

Reajuste acumulado de servidores federais virá com mordida maior do Imposto de Renda. Entenda

 

Inflação desacelera e fecha março em 0,56%, pressionada por alimentos

O que mais chamou minha atenção foi o preço do camarão. Comprei alguns menores para fazer um chiclete de camarão com molho branco, requeijão e catupiry — contou Adriana. Para o economista Matheus Dias, o consumidor deve ficar atento a grande diferença nos preços durante a Páscoa:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Nessas datas, é comum encontrar variações significativas entre as lojas. Isso abre espaço para o consumidor explorar essas diferenças e economizar. No caso dos pescados, a diferença de preços pode ser ainda maior. 

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.