25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
11/11/2020

Péssima notícia: a Lua é 200x mais radioativa que a Terra, descobre estudo

Foto: Reprodução

Pela primeira vez foram revelados os níveis de radiação da Lua e o resultado mostra que ela é 200 vezes mais radioativa que a Terra

Onovo estudo, publicado na revista científica Science Advances, contém dados da sonda lunar chinesa Chang’e 4, que pousou em janeiro de 2019 no lado oposto da lua.

 

Radiação é a emissão de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas. Isso inclui luz visível e calor (radiação infravermelha) que podemos sentir e outras que não podemos, como os raios-X e ondas de rádio.

 

No entanto, astronautas enfrentam várias fontes de radiação potencialmente prejudiciais no espaço. Na Terra somos protegidos delas por causa da atmosfera do planeta.

 

Veja também

 

Podem existir milhares de planetas de diamante na nossa galáxia, diz estudo

 

O asteroide que vale o PIB mundial

 

A radiação prejudicial vem de raios cósmicos galácticos, partículas solares esporadicamente aceleradas, nêutrons e raios gama das interações entre a radiação espacial e o solo lunar.

 

“Os níveis de radiação que medimos na Lua são cerca de 200 vezes maiores do que na superfície da Terra; 5 a 10 vezes maiores do que em um voo de Nova York a Frankfurt”, afirmou Robert Wimmer-Schweingruber, professor de física do Universidade de Kiel, na Alemanha, e coautor do estudo.

 

“Como os astronautas estariam expostos a esses níveis de radiação por mais tempo do que passageiros ou pilotos em voos transatlânticos, essa é uma exposição considerável”.

 

Risco em viagens espaciais


A exposição à radiação é um dos maiores riscos para a saúde dos astronautas, já que a exposição crônica aos raios cósmicos galácticos pode levar a catarata, câncer ou doenças degenerativas do sistema nervoso central ou de outros sistemas orgânicos, afirma o estudo.

 

“Além disso, a exposição a grandes eventos de partículas solares em uma situação com blindagem insuficiente pode causar efeitos agudos graves”, incluiu o estudo.

 

Pesquisadores da NASA afirmam que a radiação é um dos cinco perigos do voo espacial humano e o “mais ameaçador”.

 

Na missão lunar de Artemis, quando a primeira mulher caminhará na Lua em 2024, os astronautas deverão permanecer na superfície lunar por uma semana e realizar um mínimo de dois passeios lunares.

 

Uma missão a Marte possivelmente duraria de dois a três anos e uma exposição muito maior a radiação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

Veículos espaciais profundos, disse a NASA, terão blindagem protetora, medidores de radiação e alertas. A pesquisa também está sendo conduzida em produtos farmacêuticos que podem ajudar na defesa contra a radiação, acrescentou.

 

Jornal Ciência

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.