Projeto “Missão Plano Perfeito” usa o teatro para ensinar crianças sobre preservação da Amazônia, sustentabilidade e cidadania.
O projeto “Missão Plano Perfeito – Circulação Teatral pela Sustentabilidade e Preservação da Amazônia” está levando arte, educação ambiental e conscientização para escolas e instituições sociais de Manaus. A iniciativa segue com apresentações gratuitas até o dia 22 de agosto de 2026, percorrendo diferentes espaços da capital amazonense.
O espetáculo já passou pela Escola Municipal Coronel Jorge Teixeira, pelo Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Senador Artur Virgílio e pelos institutos Amor em Ação e Plano Perfeito, todos localizados no bairro Grande Vitória, na Zona Leste de Manaus.
A ação foi aprovada pelo Segundo Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB Municipal), por meio do Edital nº 010/2026 – Teatro PNAB Manaus, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Manaus (Concultura).
Veja também

IML pede ajuda para localizar familiares de dois homens identificados em Manaus
Com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes de temas ambientais por meio da arte, o projeto busca fortalecer a educação cidadã e estimular atitudes de preservação da floresta amazônica.
Idealizado pelo Coletivo de Artistas Plano Perfeito, o espetáculo nasceu da experiência do grupo em escolas públicas, comunidades e organizações sociais da cidade, onde desenvolve atividades voltadas à cultura, inclusão social e formação cidadã.
Com uma linguagem divertida e acessível, a peça aborda assuntos como proteção da Amazônia, reciclagem, sustentabilidade, consumo consciente e a importância da preservação dos recursos naturais.
A coordenadora do projeto, Márcia Vargas, destaca que o teatro é uma ferramenta capaz de despertar reflexões e incentivar mudanças desde a infância.
“A Amazônia é a nossa casa, e acreditamos que a transformação começa pela educação das nossas crianças. Através do teatro, queremos despertar sonhos, reflexões e atitudes que contribuam para a preservação da floresta e para um futuro melhor”, afirmou.
O espetáculo é direcionado principalmente para crianças de 6 a 12 anos e busca estimular a consciência ambiental, mostrando que pequenas atitudes podem contribuir para a proteção do meio ambiente.
Além das apresentações, o projeto também promove momentos de mediação cultural e conversas educativas com os participantes, ampliando o aprendizado e reforçando o papel da arte como instrumento de transformação social.
A iniciativa também contribui para ampliar o acesso à cultura em regiões onde atividades artísticas nem sempre estão isponíveis, valorizando a identidade amazônica e incentivando a participação da comunidade na construção de um futuro mais sustentável.
As próximas apresentações estão previstas para os dias 20 e 27 de julho, além de 10, 12 e 14 de agosto. Os locais serão divulgados posteriormente pelo Coletivo de Artistas Plano Perfeito.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Márcia Vargas
Produção Cultural: Ewelynn Gabrielle
Assistente de Produção: Angelina Hadassa
Social Media: Ana Paula Lourenço
Elenco: Alexandre Ramos, Eyshila Oliveira, Ewelynn Gabrielle e Rebeca Morada
Assessoria de Comunicação: Francisco Santos
Intérprete de Libras: Adriana Félix