NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
23/11/2019

Pele artificial recria contato físico em realidade virtual

Compartilhar:
Foto: Divulgação

Interface sensorial

 Um grupo de cientistas da Universidade Northwestern está trabalhando no desenvolvimento de uma "pele artificial" que permite recriar contato físico em realidade virtual.

 

Com a tecnologia, é possível dar abraços e realizar outras interações em ambientes digitais. Em tese, é algo parecido com o que vemos no filme Jogador N° 1, de Steven Spielberg.

 

O tecido é feito de um material especial flexível que pode ser colocado no corpo e gera vibrações na pele para simular reações táteis. O dispositivo que está sendo testado atualmente tem cerca de seis polegadas, funciona sem fio e possui 32 sensores para recriar o toque de forma digital.

 

Veja também

 

Astrônomos captam luz de explosão cósmica mais forte do que toda a energia que o Sol é capaz de emitir

 

Colônia de formigas canibais é salva de antigo Bunker nuclear



"Estamos expandindo os limites e capacidades da realidade virtual e aumentada", comentou Yonggang Huang, co-autor do estudo, para o Daily Mail. "Em comparação aos olhos e os ouvidos, a pele é uma interface sensorial relativamente pouco explorada e que pode melhorar significativamente as experiências."

 

Evolução para próteses


Além de gerar grandes avanços para a realidade virtual, a novidade também promete trazer evoluções no campo da medicina. Os criadores da pele artifical também indicam que o sistema pode ser utilizado para ajudar pessoas que utilizam próteses a ter sensações táteis.

 

Foto: Reprodução

 

Como o material é flexível, a tecnologia se adapta ao formato da parte do corpo e garante um reconhecimento mais preciso na hora da simulação.


"A sensação de toque é muito importante", disse o pesquisador Christof Lutteroth, explicando que o retorno tátil pode ser útil até mesmo em situações cotidianas, como abrir uma porta no frio ou manipular objetos quentes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Os pesquisadores pretendem, inclusive, trazer simulação de temperatura para a pele artificial, o que deixará a tecnologia ainda mais imersiva e, consequentemente, próxima da realidade.

 

Mega Curioso

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2020. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.