20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
09/10/2020

Pele negra: 9 dicas para acertar na maquiagem e na compra de cosméticos. VEJA

Foto: Reprodução

O maquiador, Babu Lima, especialista em pele negra, dá o caminho das pedras e, nós, indicamos os melhores lançamentos cosméticos

Apesar do Brasil ter uma população majoritariamente negra -- segundos dados do IBGE, 56,10% é o percentual de pessoas que se declaram pretas no país -- o mercado de beleza ainda não possui uma gama extensa de produtos específicos para a pele negra.

 

Além disso, muitas mulheres e homens ainda têm dificuldade de encontrar o tom ideal de maquiagens como: base, corretivo, primer, sombra, contorno e batom. Muitos desses cosméticos deixam a pele negra com tom acinzentado, ou muitas vezes não pigmentam da maneira certa, e acabam pesando.

 

Por isso, convidamos o maquiador Babu Lima para fazer um guia descomplicado com 9 dicas para maquiar a pele negra. Os truques servem tanto para automaquiagem quanto para maquiadores. E, indicamos também, lançamentos de produtinhos que podem ser usados na elaboração da beleza e do cuidado com a pele negra!

 

Veja também

 

VOCÊ USARIA? A moda da calcinha aparecendo está de volta. VEJA FOTOS

 

Lingerie: origem, história e atualidade dessa peça de roupa íntima tão importante na vida das mulheres. VEJA

Erika Januza (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

1. ESCOLHA DA BASE

 

A minha primeira dica para achar o tom correto para pele negra é: sempre teste a base no colo e não no rosto. A mulher branca usa muito protetor solar e o corpo acaba ficando mais bronzeado do que o rosto, a mulher preta é o contrário. O mercado falou tanto que a mulher preta não precisava passar protetor solar nas décadas de 80/90, que ficou na mente da mulher preta que ela não precisa de protetor solar – o que é errado. Ela precisa mais ou tanto quanto qualquer outra pele. Então, a maioria das mulheres pretas tem o rosto mais bronzeado do que o corpo. Sempre teste no colo para depois, se ficar bom, aplicar no rosto.

 

2. COMPRA ONLINE

 

Para comprar base online, é muito importante pegar a base que já está acostumada, que usa há muito tempo para trabalhar, para happy hour, para ir em uma festa e comparar com a base online. Isso ajuda bastante. E claro, sempre veja a foto da modelo que está representando a cor daquela base e se olhe no espelho para ver o colo, rosto. Compare sempre uma base com a outra.

 

Taís Araújo (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

3. CONTORNO

 

O contorno é uma técnica milenar, nunca vai estar em alta ou baixa. Ele sempre existiu, porém, hoje, é mais divulgado por causa da internet. Gosto muito de contornos em peles pretas da seguinte forma: Começo com o contorno de fundo quente, que suaviza e depois venho com um contorno mais frio, mais gelado, com um fundo mais acinzentado no meio desse contorno, porque ele vai aprofundar mais e trazer mais afinamento, que é o que a mulher preta quer.


4. ERROS COMUNS

 

Você achar o tom – o tom é a coisa que aparece de primeira, todo mundo vê a olho nu, porque é o que fica na primeira camada da nossa pele. A maioria das pessoas esquece que a pele preta tem um subtom muito diverso. Você tem que saber avaliar se é amarelada, avermelhada ou se é azul, frio. É inteligente usar um subtom neutro, que não vá nem para o amarelo, nem para o vermelho e nem para o azul. É muito importante achar o subtom. Achar o tom é fácil, o subtom que é mais difícil, mas quando você acha, não erra nunca mais, seja ele de corretivo, base ou pó.

 

5. CORRETIVO

 

Antigamente, os pretos e pretas tinham mania de passar um corretivo 10x mais claro do que o tom e o subtom da pele. Aí, ao invés de esconder aquela hiper pigmentação, só evidenciava. Dava um efeito panda e não ficava bonito. O grande erro que acontece entre nós, mulheres e homens pretos, é que quando se tem uma hiperpigmentação em alguma região da pele como canto de nariz, canto de boca, abaixo dos olhos, não encontrar o tom correto. Encontrar o seu subtom para o corretivo é o mais importante.

 

Iza (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

6. BATOM

 

Gosto muito e acho que fica muito bem para as médias e retintas, o batom roxo, púrpura. Para as meninas um pouco mais tímidas, que não gostam muito de batom que chama atenção, eu gosto de uma técnica que, nós pretos, usamos há muito tempo: contornar o lábio com um lápis marrom médio ou marrom acinzentado, bem escuro. Esfume com o dedinho e aplique um gloss da sua preferência: pode ser um gloss com o fundo brilhoso, com cor, sem nada, mas muitas mulheres negras têm usado o gloss da cor mais caramelo que eu também gosto bastante e faz um ombré na boca.

 

7. CUIDADOS COM A PELE

 

Uma pele hidratada é uma pele viçosa, que vai aceitar muito bem o make. Mesmo quem tem pele oleosa, use um hidratante específico para seu tipo de pele, mas hidrate porque é muito importante. Protetor solar: temos que parar com essa mania de que pele preta não precisa de protetor, precisa sim!

 

Malia (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

8. ITENS INDISPENSÁVEIS4

 

Máscara de cílios que levanta tudo nessa vida. Para ter uma pele duradoura, pó. É preciso selar muito bem a pele, para que ela dure o dia inteiro. A base sozinha não faz milagre, tem que saber selar a pele e um fix líquido. Como tem que selar a pele com pó, volta todo o viço da pele, ou uma bruma hidratante, que com certeza fará a pele durar mais, o dia inteiro.

 

9. TENDÊNCIA DE VERÃO

 

Tendência para o próximo verão é que o gloss está voltando, e não só para a boca. O gloss está voltando para o olho, em cima do blush com a pele molhada, a pele glow, a boca com gloss, tudo com gloss. Praticamente essa sensação de fresh, de pele molhada. Eu acho que vem com tudo nesse verão de 2021.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

Vitrine de Beleza (Foto: Divulgação)

Fotos: Reprodução

 

Globo/Quem

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.