28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/01/2023

Pergaminho com textos do Livro Egípcio dos Mortos é encontrado

Foto: Reprodução

O pergaminho foi encontrado em um túmulo junto com sarcófagos, múmia completas e estatuas de deuses e possuem cerca de 16 metros

Um novo pergaminho foi encontrado na necrópole de Saqqara, próximo a Cairo, no ano passado. Um estudo sobre o conteúdo do papiro revelou que ele contém textos do Livro Egípcio dos Mortos. A descoberta do pergaminho completo acontece depois de um século após um achado do tipo, segundo Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

 

A necrópole de Saqqara é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979 e possui inúmeras pirâmides. Entre as construções está a pirâmide de degraus de Djoser, que tem a construção atribuída a Imhotep , chanceler do faraó Djoser que depois viria a se tornar o monstro do filme A Múmia (1999).

 

Vários túmulos, artefatos e múmias já foram encontrados na região, assim como sarcófagos e estátuas de vários deuses. O pergaminho foi encontrado em um dos cinco túmulos de 4000 anos encontrados em março de 2022. Eles continham cerca de 250 sarcófagos que continham múmias completas e 150 estátuas de deuses.

 

Veja também

 

Robosaurus: o robô dinossauro criado para engolir carros e aviões

 

Ménage? Relação aberta? Veja como funciona o sexo em um trisal

 

Os arqueólogos acreditavam que o pergaminho continha cerca de 9 metros, no entanto após restaurado descobriu-se que na verdade ele possui 16 metros. Atualmente ele está sendo traduzido do árabe.

 

LIVRO DOS MORTOS

 

Os pergaminhos do Livro Egípcios dos Mortos contém inúmeras versões que foram escritas ao longo dos séculos, contendo feitiços que eram adaptados às necessidades da realeza e membros da alta sociedade egípcia que faleceram.

 

Diferente do que é retratado em A Múmia, os textos e feitiços são escritos para ajudar que os mortos façam sua jornada para o submundo. Originalmente eles eram pintados em objetos ou nas paredes, mas depois passou a ser escrito no interior dos cachos e nas mortalhas que envolviam os falecidos.

 

Um dos feitiços mais famosos está relacionado à “pesagem do coração”, em que o coração dos mortos era pesado junto com uma pena para descobrir se a pessoa era digna de um lugar no pós vida.

 

Os Livros dos Mortos possuíam de 1 a 40 metros de textos escritos em pergaminhos e atualmente 192 dos feitiços são conhecidos. Na idade média, já se tinha conhecimento sobre a existência desses textos, que foram nomeados depois da tradução de Karl Richard Lepsius em 1842.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

De acordo com Mostafa Waziri, o pergaminho recentemente encontrado será apresentado na abertura do Grande Museu Egípcio no Cairo, que acontecerá ainda este ano.

 

Fonte: Olhar Digital

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.