20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/04/2023

Pesquisa confirma que cranberry ajuda a prevenir infecções urinárias

Foto: Reprodução

Um estudo feito por médicos australianos com mais de 8,8 mil pacientes mostrou que incluir cranberry nos hábitos alimentares pode ajudar a prevenir infecções urinárias, tanto em mulheres como em crianças.

 

Realizada pela Universidade Flinders, da Austrália, a pesquisa mostrou que o consumo do suco de cranberry, da fruta seca ou de cápsulas diminuiu a repetição de sintomas de infecção urinária em 25% dasvoluntárias. Em crianças, o uso chegou a reduzir o problema em 50%.

 

“Quase um terço das mulheres enfrenta infecções urinárias e entre mulheres mais velhas o problema é ainda mais frequente, então buscar meios de aliviar esses sintomas é fundamental”, disse a líder do estudo, a médica Gabrielle Williams, em um comunicado à imprensa.Resposta a estudo anterior

 

Veja também 

 

Shots matinais podem trazer consequências à saúde bucal; entenda e saiba como evitar

 

Cirurgia bariátrica: como funciona e quando optar pelo procedimento


Para a pesquisa foram analisados 50 estudos que analisaram o consumo do suco da fruta ou suplemento de cranberry como coadjuvantes no tratamento de infecções urinárias.

 

Com essa revisão, os médicos puderam refutar uma pesquisa anterior que classificava como mito o uso da fruta contra infecções urinárias.“Com essa revisão sistemática, a gente conseguiu comprovar, com dados mais sólidos, que a verdade sempre aparece”, ressaltou Williams. A médica teve uma história pessoal com o uso do suco de cranberry, já que sua mãe, desde os anos 1970, usava a bebida com esse fim.

 

“Tinha falado para minha mãe que as evidencias científicas diziam que o suco não adiantava, mas ela não me escutou. Como sempre, minha mãe que estava certa. Os produtos de cranberry podem sim prevenir que mulheres tenham infecções urinárias”, completou.

 

CONTRAINDICAÇÕES


Nem todas as notícias, porém, são positivas. Os dados levantados pelo estudo apontam que mulheres grávidas, idosos e pessoas com retenção urinária não são beneficiadas diretamente pelo uso do cranberry.

 

“Também é importante esclarecer que algumas pessoas tiveram efeitos colaterais pelo excesso de cranberry, especialmente dores abdominais”, afirmou a pesquisadora.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Embora as pesquisas mostrem os benefíciosdo uso da fruta, não foi possível determinar a quantidade que deve ser ingerida ou a frequência necessária para obter o benefício. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.