Expectativa é avançar em ações conjuntas e parcerias estratégicas para exploração e produção de petróleo, além de ganho de eficiência em refino e petroquímica
A Petrobras e a Pemex, duas das maiores estatais de petróleo da América Latina, assinaram um memorando de entendimento para cooperação estratégica e técnica em projetos de exploração e produção de petróleo.
O acordo prevê ações conjuntas em águas profundas e campos maduros, além de iniciativas para aumentar a eficiência nas áreas de refino e petroquímica. A assinatura ocorreu no Edise, sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a parceria busca aproveitar a experiência brasileira no pré-sal para apoiar estudos na porção mexicana do Golfo do México, região que ela considera com grande potencial ainda pouco explorado.
Veja também

Dólar sobe e Ibovespa recua em novo movimento do mercado financeiro
Banco Central admite inflação acima da meta, mas descarta reação imediata a choques de oferta
A executiva destacou que a estatal brasileira pretende aplicar tecnologias usadas no Brasil em áreas como sísmica, processamento de dados e perfuração, enquanto a cooperação também pode permitir troca de experiências com a Pemex em outras etapas da cadeia do petróleo.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
O acordo, no entanto, não estabelece prazos nem cronograma de projetos específicos. A expectativa das duas empresas é que os estudos conjuntos possam abrir caminho para futuras parcerias e investimentos mais amplos no setor energético.