NOTÍCIAS
Economia
Petrobras faz nova descoberta de petróleo em águas ultraprofundas na Foz do Amazonas. VEJA VÍDEO
Foto: Divulgação/Foresea via Agência Petrobras

Achado foi feito no mesmo poço em que a estatal havia identificado óleo em agosto, Morpho. Empresa vai perfurar mais poços no ano que vem para delimitar a reserva

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (2) uma nova descoberta de petróleo no poço Morpho, localizado no bloco FZA-M-59, na costa do Amapá. A área fica na Bacia da Foz do Amazonas, dentro da chamada Margem Equatorial, em águas ultraprofundas com lâmina d’água de 2.886 metros.

 

A nova ocorrência foi identificada durante a continuidade da perfuração do poço, que já havia apresentado presença de hidrocarbonetos em agosto. Desta vez, a equipe avançou para intervalos exploratórios mais profundos e encontrou outra faixa com presença de petróleo, identificada por meio de perfis elétricos, indícios nas rochas e amostras de fluidos coletadas durante a operação.

 

Segundo a estatal, os dados obtidos com a nova descoberta ainda serão submetidos a análises laboratoriais. Os resultados serão integrados às demais informações coletadas durante a perfuração para avaliar as características da ocorrência e ampliar o conhecimento sobre os sistemas petrolíferos e o potencial de recursos da Bacia da Foz do Amazonas.

 

Veja também

 

Indústria volta a cair e recua 0,6% em agosto, diz IBGE

 

Dólar sobe antes das eleições, enquanto Ibovespa fecha em alta

 

A Petrobras informou que o petróleo encontrado na primeira descoberta, anunciada em agosto, já teve sua qualidade analisada e foi considerado de boa qualidade. Já o material da nova ocorrência ainda não teve suas características completamente determinadas. A companhia também não divulgou, até o momento, uma estimativa do volume de petróleo existente no novo intervalo.

 

Imagem mostra como é a formação geológica da descoberta de petróleo na Margem Equatorial — Foto: Editoria de Arte

Imagem mostra como é a formação geológica da descoberta

de petróleo na Margem Equatorial. (Foto: Editoria de Arte)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A perfuração do poço Morpho continuará para que as formações identificadas sejam avaliadas. A Petrobras considera a Margem Equatorial uma nova fronteira de exploração de petróleo e gás e afirma que a atuação na região faz parte da estratégia de longo prazo para recompor reservas. A descoberta, porém, ainda não significa que exista uma reserva comercialmente viável, já que são necessários estudos adicionais para dimensionar o potencial da área. 

 

VEJA VÍDEO:

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.