NOTÍCIAS
Política
PGR pede condenação de Eduardo Bolsonaro por 'coação' em processo sobre trama golpista
Foto: Flickr Eduardo Bolsonaro

Deputado cassado é acusado de tentar intervir contra condenação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe. Ministros ainda vão votar

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro por crime de coação no curso do processo, dentro das investigações relacionadas à trama golpista. O caso está em fase de alegações finais e envolve acusações de tentativa de interferência no andamento de ações penais que apuram a tentativa de golpe de Estado.

 

Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro teria atuado de forma contínua para pressionar autoridades brasileiras a partir do exterior, incluindo articulações que buscavam apoio de autoridades estrangeiras para impor sanções e medidas contra o Brasil e integrantes do Judiciário. O objetivo, segundo a acusação, seria dificultar ou influenciar o julgamento dos processos ligados ao caso.

 

Os investigadores afirmam ainda que há registros de falas, postagens e articulações que indicariam uma estratégia de constrangimento institucional, com impacto direto sobre o funcionamento da Justiça brasileira. A acusação sustenta que essas ações não se limitaram a manifestações políticas, mas teriam efeito prático de interferência no andamento do processo.

 

Veja também

 

STF julga nesta terça acusação contra Eduardo Bolsonaro por coação em processo sobre tentativa de golpe

 

No G7, Lula defende combate ao crime organizado com respeito à soberania dos países

 

O caso também cita que o ex-parlamentar não compareceu a etapas importantes do processo e, em alguns momentos, foi representado pela Defensoria Pública da União. O relator no STF abriu prazo para que a defesa apresente as últimas manifestações antes do julgamento final.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

A defesa de Eduardo Bolsonaro nega as acusações e afirma que suas ações estão protegidas pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar. O processo segue agora para análise do Supremo Tribunal Federal, que decidirá se aceita ou não o pedido de condenação feito pela PGR. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.