NOTÍCIAS
Manaus
Pichação na Ponta Negra prejudica cenário urbano e causa despesa com repintura para prefeitura
Foto: Divulgação / Implurb

O ato de pichar é crime. Prevista na Lei de Crimes Ambientais, a prática pode render detenção, multa e até processos por danos materiais

Um dos cartões-postais da capital amazonense, o complexo turístico Ponta Negra, na Zona Oeste, espaço público mantido pela Prefeitura de Manaus, tem sofrido com ações de pichações. Além de prejudicar a paisagem urbana e a beleza natural do espaço, as pichações causam poluição visual, forçando a gestão a requalificar áreas inteiras e gastar recursos públicos com repintura constante.

 

Por mês, a média de despesas para retirar as pichações gira em torno de R$ 15 mil. O ato de pichar é crime. Prevista na Lei de Crimes Ambientais, a prática pode render detenção, multa e até processos por danos materiais.

 

“Manaus e diversas cidades brasileiras enfrentam essa prática que, além de sujar, poluir e prejudicar a paisagem urbana, por vezes deteriora a essência de bens culturais, especialmente protegidos ou não, e também danificam edificações, gerando despesas para manutenção dos espaços públicos”, comentou o diretor de Planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Pedro Paulo Cordeiro. “Respeitar a cidade é também uma forma de ocupar com consciência os espaços que são de todos”, completou.

 

Veja também 

 

Carro em alta velocidade atropela moto uber na avenida brasil, bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus. VEJA VÍDEO

 

Alça lateral do viaduto Rei Pelé é liberada em Manaus

CRIME AMBIENTAL

 

A pichação é tipificada como crime ambiental no artigo 65, da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A pena para quem pichar é de detenção de três meses a um ano e multa. Enquanto a pichação é vista como uma ação de vandalismo sem valor artístico, o grafite é uma expressão artística, desde que realizado com consentimento do proprietário e com objetivo de valorizar o patrimônio.

 

 

“Pedimos a colaboração da população para ajudar a manter esse lindo espaço, patrimônio da cidade e que é de uso para todos”, explicou o coordenador da comissão da Ponta Negra, Alberto Maciel.

 

Fotos:  Divulgação / Implurb

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Denúncias sobre vandalismo e pichações podem ser feitas para a Polícia Militar que atua no complexo, da base Oeste, pelo telefone (92) 98842-2586. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.