25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
29/08/2021

Pipoca é saudável: Saiba como fazer uma versão sem gordura. VEJA

Foto: Reprodução

Quem não gostaria de incrementar e inserir à dieta uma pipoquinha durante um final de semana? A boa notícia para os fanáticos desse alimento, é que a deliciosa iguaria que nos remete à infância, filmes e encontros no cinema, pode fazer bem à saúde, desde que seja consumida de forma natural e controlada.

 

Diversas pesquisas da área apontam que a pipoca é rica em nutrientes que auxiliam em prevenção de doenças e combate ao envelhecimento precoce da pele.

 

Um estudo realizado por cientistas da Universidade norte-americana de Scranton, na Pensilvânia, apontou diversos benefícios da pipoca à funcionalidade do organismo. Pela análise, isso acontece porque o alimento é fonte rica em antioxidantes, ou polifenóis, substâncias importantes contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. A quantidade de antioxidante da pipoca é tão grande, que chega a superar as das frutas e verduras (uma porção de pipoca tem até 300mg de antioxidantes --praticamente o dobro dos 160mg das porções de frutas).

 

Veja também

 

O que é isotônico, para que serve e como consumi-lo de forma segura

 

Cigarro ainda é a principal causa do câncer de pulmão

 

"Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa comum costuma receber apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher esta lacuna de uma forma muito agradável. Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%", disse Joe Vinson, um dos pesquisadores da Universidade, ao jornal "Daily Mail".

 

<strong>Em família:</strong> Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais

 

Na prática, esses valores revelam que, no subproduto do milho, os compostos fenólicos, antioxidantes, ficam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles aparecem mais diluídos. A pipoca é o único produto formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em outras iguarias à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento.

 

<strong>Em família:</strong> Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais

 

Super casca - Os pesquisadores descobriram ainda que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de fibra, substâncias que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Com isso, o alimento também auxilia na digestão , prolongando, assim, a sensação de saciedade.

 

<strong>Em família:</strong> Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais

 

Cuidados – Mas, calma! A obtenção dos nutrientes depende também do consumo moderado e, principalmente, natural do alimento. As pipocas de micro-ondas, cobertas por manteiga e queijo ou com outros unidas a alimentos gordurosos, bacon por exemplo, trazem além de muita caloria, um nível de sal muito acima do recomendado, o que pode provocar hipertensão arterial, pedras nos rins, insuficiência renal, além de aumentar as chances das doenças autoimunes.

 

<strong>Em família:</strong> Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais

Fotos: Reprodução

 

Saiba como fazer uma pipoca sequinha e livre de gorduras:

 

Ingredientes

½ xícara chá milho para pipoca
½ xícara de chá água
Sal a gosto
Plástico filme

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Modo de preparo

Em um bowl de vidro coloque água e sal e o milho de pipoca.
Tampe com plástico filme e leve ao micro-ondas até estourar todo o milho. 

 

Fonte: Conquiste sua vida

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.