NOTÍCIAS
Política no Amazonas
Planejamento estratégico para o desenvolvimento do Amazonas é debatido na 3ª Reunião das Câmaras Setoriais
Foto: Bruno Leão/Sedecti

A pauta incluiu discussões como o reordenamento do Centro Histórico, a construção do Plano Estadual de Bioeconomia e a Transição Energética

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta terça-feira (25/03), a 3ª Reunião Geral das Câmaras Setoriais para debater os novos planejamentos estratégicos definidos por cada câmara. O evento ocorreu no auditório do Senai, localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

 

A pauta incluiu discussões sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do estado, como a revitalização do porto de Manaus e do Museu do Índio, o reordenamento do Centro Histórico, a construção do Plano Estadual de Bioeconomia e a Transição Energética. Também foram abordadas iniciativas para diversificar a matriz econômica do Amazonas, como o projeto de plantio do curauá, ações para fomentar a produção de borracha e a atração de novas empresas para o Biodarpe.

 

De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, que presidiu o evento, o encontro das câmaras setoriais promove um amplo diálogo entre os diversos setores econômicos, reforçando o compromisso entre os setores representados por cada câmara.

 

Veja também 

 

Em Itacoatiara, suposta fraude na cota de gênero do Republicanos pode resultar na cassação de Mário Abrahim

 

Prefeitura de Manaus renova parceria com TJ-AM para oferecer 'Justiça Restaurativa' a escolas da rede municipal

“Essas reuniões são extremamente importantes para destacar diversos assuntos que são demandas da sociedade, do Amazonas como um todo, e para trazer isso para dentro do governo, visando resolvê-los com outras secretarias e também com outras esferas do governo, como as municipais e também a federal”, destacou Igrejas.

 

O encontro contou com representantes das sete Câmaras Setoriais, sendo elas: Agroindústria, Bioindústria, Comércio e Serviços, Indústria, Micro e Pequenas Empresas, Recursos Minerais e Turismo. Uma das representantes das câmaras, a diretora de Turismo da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Emmanuelle Pampolha, pontuou sobre a necessidade de ligação entre os demais setores.

 

 

“Para nós que assumimos a coordenação da Câmara do Turismo, essa reunião é extremamente importante. O turismo é muito transversal e ele precisa dessa comunicação com as outras câmaras, justamente para saber como elas podem auxiliar a atividade turística em nosso estado”, afirmou Pampolha.

 

Fotos:  Bruno Leão/Sedecti

 

A diretora superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ananda Carvalho, destacou o papel da reunião como forma de tratar sobre os vários planejamentos que envolvem o fomento à economia estadual. “Eu entendo que a reunião é um momento de diálogo, de debate, de colocarmos os desafios, mas especialmente, de darmos os devidos encaminhamentos. Então, na reunião de hoje, todas as câmaras setoriais estiveram aqui para entendermos exatamente a interlocução de cada câmara com o projeto maior”, salientou Carvalho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

CÂMARAS SETORIAIS

 

As Câmaras Setoriais, criadas pelo Decreto n° 23.298, de 28 de março de 2003, alterado pelo Decreto n° 23.924, de 17 de novembro de 2003, alterado pelo Decreto n° 40.548, de 12 de abril de 2019, são órgãos colegiados, consultivos, de apoio e intermediários nas representações, promoções e defesa dos interesses do desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas.
 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.