23 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
19/11/2023

Pode fazer exercício físico em tratamento de câncer? Veja recomendação

Foto: Reprodução

Conheça diretrizes do manual de atividades físicas para pacientes do câncer, que foi lançado no Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

A prática regular de exercícios físicos é reconhecida como uma estratégia importante para a prevenção do câncer. E a comunidade médica concorda que ela não deve ser negligenciada mesmo após o diagnóstico.


Os médicos defendem que se manter ativo – desde que possível – durante o tratamento pode evitar ou minimizar as sequelas deixadas pela doença e/ou pelos medicamentos usados. Em alguns casos, como os de cânceres de mama, de próstata e colorretal, já há estudos associando os exercícios físicos a riscos menores de recidivas.

 

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançou o Manual de Recomendações de Atividade Física Durante e Após Tratamento Oncológico, na sexta-feira (17/11), durante o 24º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. As instruções foram compiladas por pesquisadores do Instituto de Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

 

Veja também 

 

Calor mata? Entenda caso de fã que morreu após passar mal em show

 

SES-AM recebe doação de videogames para terapia e entretenimento a crianças hospitalizadas em Manaus


“Os pacientes perguntam se podem fazer atividades físicas com câncer. A minha resposta é: devem! Nós temos que estimular os exercícios mesmo durante o tratamento. Se eles forem bem dosados, vão proporcionar melhoria na qualidade de vida do paciente”, afirma o oncologista Otávio Martucci, coordenador do Serviço de Oncologia do Radium Instituto de Oncologia de Campinas (SP), em entrevista ao Metrópoles.

 

O educador físico Rafael Deminice, um dos autores do manual recém lançado, conta que a dúvida sobre fazer ou não exercícios é comum entre os pacientes oncológicos. O propósito do documento foi alertar para a importância das atividades e motivá-los. “As orientações foram elaboradas de acordo com informações científicas e buscamos contextualizá-las de maneira simples para que sejam utéis aos pacientes”, detalha o pesquisador.

 

As possibilidades de atividades físicas para os pacientes com câncer são muitas, desde as tarefas do dia a dia até caminhar, andar de bicicleta, ou dançar. Dependendo das condições de saúde, os esportes recreativos também estão liberados, bem como exercícios de ginástica e musculação.

 

De acordo com Deminice, mesmo pacientes com metástase no pulmão ou em cuidados paliativos conseguem fazer atividades físicas seguindo os cuidados indicados por seus médicos.


Veja algumas das principais recomendações do manual:


É importante considerar as particularidades de cada tipo de câncer, as contraindicações e os possíveis eventos adversos causados pelo tratamento. Recomenda-se ter a supervisão de profissionais de educação física e fisioterapia, especialmente nos casos em que os eventos adversos da doença ou do tratamento são frequentes ou graves;


É indicado considerar as preferências, a disponibilidade de tempo e o local para a prática, colocando o paciente como elemento central no processo de construção de uma vida mais ativa fisicamente;


São recomendados 150 minutos semanais de atividades físicas de intensidade moderada, ou 75 minutos semanais de atividades físicas de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente de atividades moderadas e vigorosas;


Todo movimento conta. Mesmo que não atinja o tempo recomendado, a prática regular auxilia no controle de sintomas, além de trazer outros benefícios para a saúde. Praticar qualquer quantidade e tipo de atividade é melhor que ficar parado;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 


A prática de atividades físicas/exercícios físicos deve ser entendida como um hábito. Isso pode ajudar muito no tratamento oncológico e na qualidade de vida e bem-estar de pessoas que têm ou tiveram câncer. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.