NOTÍCIAS
Mulher
Pode treinar menstruada? Médico explica o que acontece no seu corpo
Foto: Reprodução

Ginecologista atribui benefícios à liberação de hormônios como serotonina e dopamina. Entenda qual o impacto de treinar menstruada

Pelo menos 70% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com os desconfortos da cólica menstrual, apontou uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). Além das dores, há ainda a sensação de inchaço, maior sensibilidade em algumas áreas do corpo e fadiga. No entanto, manter o hábito de praticar exercícios mesmo nesse período é saudável e contribui para a melhora dos sintomas.

 

De acordo com o ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), o exercício físico nesta fase tem efeitos benéficos, e deve ser praticado já no período que antecede o ciclo.

 

Veja também 

 

Dos 20 aos 60+: veja como cuidar da pele em cada fase da vida

 

Prefeitura informa localização das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

 

O ginecologista recomenda exercícios aeróbicos como natação, caminhada, corrida e ciclismo. “Eles podem ajudar a aliviar a dor, superar sintomas como depressão e fadiga, e reduzem a retenção de água e o inchaço, o que é muito comum e desconfortável”, explica o especialista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Além disso, exercitar-se durante a menstruação mantém a mulher ativa durante todo o dia e combate a vontade de estar deitada. “O esporte melhora a circulação sanguínea em todos os músculos do corpo e os enriquece com oxigênio e nutrientes. Isso melhora a capacidade do músculo de liberar mais energia”, afirma. 

 

Fonte: Revista IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.