Com inovação legislativa distante, crimes cibernéticos encontram território fértil no Brasil; leis atuais não acompanharam ritmo digital
Sem leis atualizadas, o Brasil se tornou território fértil para hackers e fraudadores profissionais, que lucram sem precisar de confrontos ou armas, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Um caso de destaque no Distrito Federal foi a Operação RockYou2023, conduzida pela Polícia Civil (PCDF) em 2023, em que integrantes de uma associação criminosa ameaçaram um dos delegados da 9ª DP (Lago Norte) responsáveis pela investigação.
Na ação, hackers foram presos por comercializar informações privadas de milhões de brasileiros, incluindo histórico de vida, registros de veículos, assinaturas digitais e até contatos de parentes das vítimas. Cerca de 200 milhões de CPFs foram vazados, e o acesso aos dados era vendido por meio de pacotes de assinatura, com valores que variavam entre R$ 150 e R$ 350.
Veja também

Exército confundiu bicarbonato com cocaína ao prender soldado
'Queria que fosse só um pesadelo', diz companheira de advogado morto em queda de avião
A investigação indicou que os golpistas utilizavam essas informações para aplicar fraudes, como o falso sequestro, o golpe do motoboy e a portabilidade do consignado. Além disso, os criminosos tinham acesso a câmeras de monitoramento em rodovias de todo o país, o que permitia o rastreamento de vítimas em tempo real.Sem leis atualizadas, o Brasil se tornou território fértil para hackers e fraudadores profissionais, que lucram sem precisar de confrontos ou armas, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Em 2024, o país registrou 1,9 milhão de estelionatos, o equivalente a um golpe a cada 16 segundos. Desde 2018, esse tipo de crime aumentou mais de 300%, enquanto roubos de celulares e veículos caíram. Autoridades apontam que os criminosos estão migrando para a internet, onde o risco é baixo, e o retorno, altíssimo. Atualmente, a legislação brasileira de crimes cibernéticos tem por base, principalmente, os seguintes dispositivos:
Fonte: R7