Promotor Lincoln Gakiya, inimigo número 1 do PCC
A polícia prendeu nesta sexta-feira (14) os dois últimos investigados que estavam foragidos por suspeita de envolvimento em um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para assassinar autoridades no interior de São Paulo. As prisões ocorreram em Presidente Prudente e Álvares Machado.
Entre os principais alvos do grupo estava o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo e um dos principais investigadores da facção criminosa no estado.
Veja também

Desabamento de imóvel deixa quatro pessoas feridas em São Bernardo do Campo
Segundo as investigações, os integrantes do grupo mantinham uma estrutura para monitorar a rotina e os deslocamentos das autoridades. As informações seriam utilizadas para planejar os ataques e executar os alvos.
A investigação começou em outubro de 2025 e, ao longo dos meses, permitiu que as forças de segurança identificassem os suspeitos e reunissem provas sobre a preparação dos crimes. Além de Gakiya, um servidor ligado à administração penitenciária do Oeste Paulista também estaria entre os alvos.
Os dois homens presos nesta sexta-feira eram considerados os últimos investigados ainda em liberdade. Eles foram localizados durante ações conjuntas das polícias Civil e Militar, encerrando, segundo as autoridades, a etapa de buscas pelos integrantes da célula criminosa.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Com os suspeitos presos, a polícia deverá concentrar os trabalhos na análise das provas reunidas durante a operação e no andamento dos processos contra os investigados. A apuração busca esclarecer a participação de cada integrante e todos os detalhes do plano atribuído ao PCC.