19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
18/05/2023

Pontas duplas: tire suas dúvidas e saiba como acabar de vez com elas

Foto: Reprodução

Especialista Pati Macedo explica a origem das pontas duplas e ensina como solucionar esse problema capilar

Inimiga do cabelo saudável, as pontas duplas deixam os fios com aquele aspecto de palha, que causa tanto incômodo nas mulheres. Por isso, é comum que muitas delas acabem optando por cortar os cabelos na intenção de acabar com as pontas duplas, mas será que essa é a única forma de lidar com isso?

 

Para responder a essa questão e esclarecer outras dúvidas, a hairstylist Pati Macedo, que é conhecida nas redes sociais por compartilhar sua rotina de trabalho com os seus seguidores, explica o que são as pontas duplas, suas causas e como solucionar esse problema. Confira!

 

Veja também

 

Conheça 6 dicas para aliviar e acalmar a pele após a depilação

 

Skin-icing funciona? Saiba o que a técnica pode fazer pela sua pele

O que são as pontas duplas?


As pontas duplas, que também podem ser triplas ou quadruplas, são resultado do desgaste da fibra capilar causado por procedimentos químicos e agressores externos, que ressecam os fios e danificam a cutícula capilar.

 

Pontas duplas: como prevenir e acabar com elas! | Blog – JustForYou

 

“Além disso, são grandes inimigas do desenvolvimento saudável dos fios, já que elas impedem que o cabelo cresça e se fortaleça, além de causarem um aspecto desagrdável”, diz Pati.

 

Quais as causas?

 

Além de fatores externos como sol e o vento, o uso de fontes de calor e processos químicos contribuem para o surgimento do problema. A má alimentação e o pouco consumo de água também interferem na saúde capilar.

 

Como acabar com as pontas duplas? - Blog Lowell - Dicas de beleza e  cuidados com seu cabelo

 

“Sobre a incidência, em geral, elas aparecem em todo e qualquer tipo de cabelo, mas nos crespos e cacheados são mais comuns porque, geralmente, são fios mais secos, uma vez que seu formato em ‘espiral’ impede que a oleosidade natural chegue com mais facilidade até as pontas”, explica.

 

Quais são os tipos?


De acordo com a especialista, existem seis tipos de pontas duplas. Veja quais são eles abaixo:

 

Ponta dupla jovem: ocorre quando outra pontinha bem pequena começa a se soltar do fio principal;
Ponta dupla em Y: em determinado ponto, o fio se parte de forma igual, criando “dois caminhos”;
Ponta dupla afunilada: nesse caso, o fio não chega a se partir, mas vai se afunilando e ficando bem ralo em direção à ponta do fio principal;
Ponta dupla incompleta: trata-se daquele fio que mantém a ponta unida, mas que se dividiu ao meio ao longo do comprimento;
Ponta dupla árvore: uma ramificação de pontas vão surgindo a partir de outras em um mesmo fio, como se fossem galhos,
Ponta dupla pena: a mesma ramificação ocorre, mas apenas na região da ponta do fio, criando pequenas pontinhas como se fossem uma pena.

 

Como resolver?


Para prevenir e tratar esse problema, é importante adotar hábitos saudáveis, utilizar protetor térmico quando expor os cabelos a fontes de calor e investir em tratamentos de hidratação e reparação dos fios.

 

Pontas duplas: Saiba as causas e como acabar de vez com elas - Quem | QUEM  Inspira

Fotos: Reprodução

 

O corte também pode ajudar neste processo, porém é importante cuidar do cabelo para evitar que as pontas duplas apareçam. “Iniciar um cronograma capilar pode fazer diferença nos fios, devolvendo a reposição de água, nutrientes e proteínas, o que fará muito bem e é sempre bem vindo”, sugere Pati.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Comece fazendo isso e não esqueça de apostar no uso de produtos que minimizem os danos do dia a dia, como o aquecimento do sol. Por fim, sempre que possível, procure um profissional que te ajude nisso. Com certeza, fará diferença”, finaliza. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.