29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/08/2021

Por que a pedra no rim é chamada de 'cálculo renal'?

Foto: DIVULGAÇÃO

Então, por incrível que pareça, as pedrinhas chatas nos rins estão mais perto do sentido original da palavra no latim do que o cálculo matemático

A gente torce para não ter esse problema — já que dói demais! —, mas quando ele acontece, costumamos chamá-lo de "pedras nos rins". Porém, o nome mesmo é cálculo renal, o que pode gerar uma dúvida: será que esse nome tem alguma relação com os cálculos matemáticos?

 

Até tem, mas é o cálculo matemático que se inspirou no renal e não ao contrário. Quer dizer, o negócio é que o cálculo renal é uma pedrinha, formada pelo excesso de cálcio e sais minerais na urina. Calculus era justamente o termo em latim para "pedrinha", sendo o diminutivo de calx, que quer dizer “pedra calcária”.

 

Então, por incrível que pareça, as pedrinhas chatas nos rins estão mais perto do sentido original da palavra no latim do que o cálculo matemático. Vale lembrar que é possível ter cálculos em outras partes do corpo (como a vesícula), já que “calculose” é o nome geral para essas formações de pedrinhas no organismo. A pedra no rim é a calculose renal.

 

Veja também 

 

É verdade que o brasil roubou o estado do acre da bolívia?

 

Tubarão bate recorde mundial com salto de quase 5 metros para abocanhar foca. VEJA VÍDEO

 

Um cálculo renal (Imagem: Wikimedia Commons)

 

Foto: Divulgação 


E o cálculo matemático?


A explicação para como o termo "pedrinhas" acabou sendo relacionado à matemática é bem simples: no começo, usavam-se pedrinhas para fazer contas. Conforme o tempo passou, o mesmo termo acabou sendo associado ao próprio ato de contar. Aí, como as pessoas aprendem a calcular antes de ter uma pedra no rim (e ninguém mais fala latim), as pessoas associam mais a palavra com o significado que veio depois.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Dito isso, a gente espera que você não tenha cálculos renais em quantidade suficiente para fazer cálculos com eles. Se você quer saber mais sobre as pedras nos rins, como se formam e como evitá-las, tem este outro texto aqui. Em resumo, é essencial ter uma boa alimentação (controlando o sódio, principalmente) e beber bastante água.

 

Fonte: Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.