26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
08/05/2020

Por que ainda estou atraída pelo meu ex, apesar de termos terminado?

Foto: Reprodução

Por que ainda estou atraída pelo meu ex, apesar de termos terminado?

Por que, mesmo depois que a história de amor entre vocês terminou, você ainda se sente atraída pelo ex? Será que você ainda gosta dele ou não? Você quer voltar para ele ou não? Esses questionamentos são bem comuns e nós te mostramos o por que isso ocorre.

 

Não pense que você é estranha se ainda pensa no seu ex dessa maneira. Amor e sentimentos não seguem o modo liga / desliga e, muitas vezes, o motivo nem sempre está alinhado com a dinâmica do coração.

 

Porque se você está racionalmente ciente de que sua história de amor acabou, o desejo por ele não foi esgotado e isso leva a ideias confusas.

 

Veja também

 

Falta tesão durante a quarentena? Especialista explica motivos

 

Casais em isolamento: como superar momento de convivência intensa sem destruir a relação

 

Porque você ainda está atraída pelo seu ex

 

 

A atração, não apenas a física, não segue as regras da lógica: por dentro, você sabe que ele não é o cara certo, mas você não pode deixar de pensar nele. Especialmente se a história de amor acabou a pouco tempo e você não tiver encontrado alguém que realmente te interessa, é muito comum repensar os bons tempos, esquecendo aqueles que levaram ao rompimento.

 

E isso leva a idealizar o ex e o relacionamento que existia, através da desvalorização dos aspectos problemáticos. De fato, é criado um mecanismo de defesa para evitar o medo da solidão. Estar sozinha assusta, é verdade, mas também é bom para o espírito, porque nos permite entender profundamente o que sentimos em um nível emocional e valorizar a experiência para relacionamentos futuros.


Quão difícil é afastar as emoções do seu ex?

 

 

Não é estranho ainda pensar no ex, mesmo que tenha acabado. Quando você termina uma história de amor, sente uma sensação de vazio, nostalgia e falta: é uma parte de nós que desaparece. Todas essas experiências devido ao desapego criam confusão emocional, fazendo você acreditar que ainda existem sentimentos profundos em relação ao ex, além de uma forte atração por ele.

 

Eles não devem ser deixados de lado, é importante sentir-se livre para sentir essas emoções e tentar entender profundamente o que são. E muitas vezes acontece que a falta do outro, a solidão e a melancolia desse sentimento de amar e ser amado nos mantêm ancorados no passado, por medo de avançar e viver novas histórias. E quando você nota isso, uma boa maneira de sair dessa situação é enfrentar a solidão, sem se refugiar no passado, para transformar uma ferida em um renascimento.

 

Mas por que você não pode esquecer o ex?

 

 

A razão pela qual muitas pessoas não conseguem esquecer o ex é a esperança. A princípio, pode ser positivo, porque te leva a agir, mas no caso de rompimentos de amor, pode impedir que você corte as pontes com o ex ou com a memória dele.

 

É muito importante aceitar a perda e enfrentar a realidade. Outro sentimento muito comum após uma separação é o sentimento de falha, comparado a um projeto em que você investiu toda a sua energia. Mude sua perspectiva, porque colocar um ponto em um relacionamento romântico nunca é um fracasso, mas é uma oportunidade que você dá a si mesma e ao outro para ser feliz.

 

É um grande ato de coragem. Para superar o fracasso, é importante fazer uma verificação da realidade, para ver quais os problemas que levaram à ruptura. Ficar ancorada no passado às vezes também pode ser uma estratégia defensiva inconsciente por medo de sofrer novamente. Nesse estágio, é fácil cair na armadilha dos pensamentos: ‘ Ninguém será como ele’, ‘Eu nunca mais voltarei a ser feliz como estava com ele’, ‘Se não encontrar alguém como ele, ficarei sozinha’.

 

Ao continuar a ter esses pensamentos, você corre o risco de não ser capaz de colocar o ponto no passado e de não se abrir para as novidades. Quaisquer que sejam as emoções e sentimentos emergentes, raiva, hostilidade, senso de injustiça, nostalgia, é necessário evitar reprimi-los ou sufocá-los.

 

Permita-se lamentar por perder o que tinha e o que poderia ter sido esse relacionamento, mas estabelecendo um limite de tempo para si mesmo: permanecer na sua dor e tristeza para sempre pode se tornar um hábito.

 

Deixe o passado de lado para parar de se sentir atraída por ele

 

Fotos: Reprodução

 

Muitas vezes você sente nostalgia não tanto pelo ex, mas pelo hábito tranquilizador de ter um relacionamento consolidado. Nós devemos viver no presente “aqui e agora”. Tenha a coragem de sentir totalmente suas emoções, mesmo em momentos críticos. O fim de um relacionamento é uma oportunidade de crescimento pessoal, que nos ajuda a entender melhor o tipo de relacionamento amoroso que você deseja.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Há também outro aspecto a avaliar: uma das partes mais difíceis de gerenciar a fase final de um relacionamento é que aqueles que foram deixados tendem a se culpar. Nesse caso, manter contato com um ex na tentativa de reparar uma falha pode ser um erro. Se você deixar de lado o passado e a parte interna de si mesmo projetada sobre ele, ganhará a liberdade de viver, livre de arrependimentos e sofrimentos. E, acima de tudo, você se sentirá pronta para decidir se quer entrar em uma nova história ou aproveitar o seu momento de solteira.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.