25 de Junho de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Curiosidade
21/05/2022

Por que as panelas não pegam fogo, mas a comida queima?

Foto: Reprodução

O simples ato de fazer um chá quente envolve muito mais ciência do que podemos imaginar. É preciso usar o gás para obter o fogo, em um processo de combustão controlado, que não oferece riscos à pessoa.

 

Depois, é preciso pegar água, colocá-la em uma chaleira e esperar que ferva. Por fim, essa água quente estimulará ervas secas a liberarem sabor e aroma naquilo que será o chá.

 

Agora, imagine o quão difícil seria isso se, por exemplo, as chaleiras pegassem fogo? Como sabemos, os utensílios de metal foram incorporados à rotina da cozinha porque conseguem resistir ao calor, diferentemente da madeira, do plástico ou do papel. A questão é: por que o metal não queima?

 

Veja também

 

Crepe em formato de pênis de doçaria viraliza em redes sociais

 

Mulher cria gambá como animal de estimação: 'O mais cheiroso do mundo'

 

UMA QUESTÃO ESTRUTURAL

 

(Fonte: Shutterstock)

 

Você já sabe que tudo o que existe neste mundo é constituído por uma estrutura minúscula formada por átomos, certo? Essa estrutura explica o porquê de alguns materiais queimarem em contato com o fogo e outros não.

 

Materiais orgânicos, ou seja, que contêm átomos de carbono como principal elemento de suas ligações químicas, costumam ser bons combustíveis. Isso acontece porque essas ligações, em contato com o fogo, buscam pela estabilidade. Essa estabilidade é alcançada liberando energia durante a queima. Esse é o caso de materiais como a celulose.

 

Quando um pedaço de papel queima, ele libera dióxido de carbono e vapor de água. Essas moléculas são estáveis. Então, durante à reação química causada pela queima, a busca por estabilidade é alcançada. Acontece que, de certa forma, essa é a maneira mais lógica do papel lidar com o impacto da energia do fogo em suas estruturas moleculares.

 

Isso não ocorre com objetos feitos de metal, como as panelas. As ligações químicas da panela não são tão frágeis quanto as do papel. Isso faz com que elas se mantenham estáveis. A forma como elas lidam com a energia recebida do fogo é diferente: transferem o calor para o ambiente, cozinhando nossa comida ou nos queimando, caso você toque no objeto.

 

É por isso que a comida queima quando esquecida na panela. O alimento tem uma estrutura molecular fraca que, na busca pela estabilidade, libera vapor de água e dióxido de carbono enquanto a panela permanece firme e forte.

 

METAIS SÃO IMUNES AO FOGO?

 

(Fonte: Shutterstock)

Fotos: Reprodução

 

Não. Materiais metálicos sofrem com a ação do fogo e as altas temperaturas, mas eles precisam de condições diferentes daquelas encontradas nas nossas cozinhas. Nas siderúrgicas, por exemplo, ligas metálicas são transformadas em aço devido à ação da temperatura superior a 1500 °C, enquanto o seu forno de cozinha tinge máximas de 250 °C.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Outros matais, como o potássio, pegam fogo, mas eles precisam estar em formas específicas, como a de pó. É por isso que o potássio é usado em fogos de artifício. Como pó, ele explode e colore o céu.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.