05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/01/2023

Por que Globo e GloboNews têm a preferência de Lula e Janja para entrevistas

Foto: Reprodução

Em política, o inimigo de ontem pode se tornar o aliado de hoje. Prova disso é a mudança radical na relação entre Lula e o Grupo Globo. Desde o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2015, até a última sabatina dos presidenciáveis no ‘Jornal Nacional’, em agosto de 2022, as emissoras do clã Marinho eram o principal alvo da artilharia verbal do então ex-presidente.

 

O afago de William Bonner (“O senhor não deve nada à Justiça”) serviu de gatilho para o início de uma espantosa trégua de ambos os lados do front. Na cobertura do 2º turno, o âncora do ‘JN’ até soltou elogios ao presidente eleito. Antes, o próprio Lula já havia falado bem da postura do jornalista ao longo da campanha eleitoral.

 

Em novembro, a socióloga Janja da Silva escolheu o ‘Fantástico’ para dar sua primeira entrevista longa na televisão. Foram 30 minutos de visibilidade positiva. No início de janeiro, a esposa de Lula abriu as portas do Palácio da Alvorada para Natuza Nery, a mais influente comentarista de política da GloboNews, que tem feito aparições também na Globo.

 

Veja também

 

Maria Beltrão sobre deixar a Globonews para assumir o 'É de Casa': 'Deixar o ninho depois de 25 anos é como reaprender a voar'

 

Apresentadora da GloboNews chama Eslovênia de 'Mick Jagger do BBB'

 

Nesta quarta-feira (18), a mesma jornalista foi recebida no Palácio do Planalto para gravar a primeira entrevista exclusiva de Lula a uma emissora desde a posse, exibida no 'Edição das 18h'. O combinado eram 50 minutos, o presidente quis falar mais e a gravação durou 1h15.Um desavisado pode concluir que o telejornalismo brasileiro se resume à Globo e GloboNews. Como explicar esse protagonismo e a suposta preferência do casal presidencial?

 

Três fatores se destacam. O primeiro são os contatos. Alguns jornalistas e produtores de reportagem dos dois canais conquistaram a confiança do ‘núcleo duro’ em torno de Lula. Os assessores que blindam o presidente do assédio da imprensa só liberam o acesso a ele quando têm certeza de que a entrevista não terá ‘pegadinhas’ e vai gerar boa repercussão.

 

Natuza Nery já era bem-vista nos corredores dos Poderes em Brasília muito antes de entrar para a GloboNews, em 2017. Suas fontes e contatos nas altas cúpulas são antigos. A segunda questão é, inegavelmente, a audiência. A Globo lidera entre os canais abertos e a GloboNews é primeiro lugar no segmento de notícias da TV paga.

 

O horário nobre das duas emissoras é a melhor vitrine a um político que precisa se defender, atacar os adversários e transmitir uma mensagem ao maior número possível de pessoas ao mesmo tempo. Há ainda a intenção de Lula de se aproximar dos herdeiros de Roberto Marinho. Em almoço com jornalistas de esquerda, em janeiro de 2022, em um hotel de São Paulo, ele reclamou da relação fria imposta pelos donos do maior império de comunicação do Brasil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Você falava com o Dr. Roberto Marinho, mas não fala com os filhos dele”, reclamou, segundo relato do jornalista José Cássio, do ‘Diário do Centro do Mundo’. A reaproximação tem sido feita discretamente, longe das câmeras, por dirigentes do PT e ministros de Lula que mantêm conversas amistosas com Paulo Tonet, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo. Após a guerra de quatro anos contra Jair Bolsonaro, a família Marinho agora se beneficia do armistício estabelecido com o governo Lula 3. Até quando? Quem viver, verá.

 

Fonte:Terra
 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.