25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/03/2023

Por que o everest pode não ser a maior montanha do mundo?

Foto: Reprodução

Há cerca de 60 milhões de anos, formou-se a mais alta montanha do mundo, o Monte Everest, fruto do rápido movimento da placa tectônica indiana para o norte, em direção ao continente da Eurásia, causando uma colisão extraordinária que criou uma montanha com mais de 8 mil metros de altura.

 

Na década de 1920, quando pessoas e entidades governamentais começaram a explorar alguns lugares então não alcançados pelo homem, foi quando o fascínio pelo Everest começou, sobretudo devido o seu desafio.

 

Desde então, estima-se que cerca de 5 mil pessoas já escalaram a montanha, mas só algumas delas conseguiram ir e voltar após atravessarem a região mais alta, chamada de Zona da Morte, onde a temperatura pode atingir até –60 °C e o corpo humano já não consegue absorver oxigênio o suficiente. Não é para menos que existem mais de 300 cadáveres que jamais foram resgatados, encobertos pela neve da montanha.

 

Veja também

 

Pesquisa da Unicamp busca em espécies brasileiras característica que tornou dinossauros gigantes

 

Cidade na Itália tem mais cachorros do que crianças

 

As décadas trouxeram mais do que aventureiros e um título de montanha mais alta do mundo para o Everest, mas também muita pesquisa e questionamentos: será que a montanha realmente é a mais alta do mundo?

 

A dúvida surgiu devido às dificuldades na medição da montanha e a mudança constante de seu cume – a quantidade de gelo e neve dificultam a determinação de onde a montanha termina. Mas o Everest nem sempre foi a maior montanha do mundo.

 

O MOTIVO

 

(Fonte: Projeto Colabora/Reprodução)

 

Em 1954, o Survey of India determinou que a altura do Monte Everest era de 8.848 metros de altura, porém, em 2020, a agência atualizou os dados com o que chamou de "nova altura oficial" da montanha, adicionando 3 metros.

 

Segundo o Guinness World Records, é a montanha Mauna Kea, no Havaí, a mais alta do planeta, com seus mais de 10 mil metros de altura. Contudo, ela começa debaixo do oceano Pacífico, onde boa parte de sua extensão está, colocando o Everest em vantagem quando medido com relação ao nível do mar.

 

Antes de o Everest ser descoberto, em 1856, a montanha Kangchenjunga, localizada na fronteira entre Índia e Nepal, era considerada a maior do planeta – e hoje ocupa a terceira posição no ranking –, com seus 8.586 metros de altura, perdendo apenas por 259 metros para o Everest. Essa margem tão pequena da montanha e o cume irregular do Everest são o que despertam dúvidas.

 

Desde o século XVIII que o título de montanha mais alta do mundo faz um tipo de "dança das cadeiras". A famosa montanha Dhaulagiri, com 8.167 metros de altura, perdeu seu posto de maior do mundo para Kangchenjunga que, por sua vez, perdeu para o Everest.

 

DANÇA DAS CADEIRAS

 

Monte Chimborazo. (Fonte: The Guardian/Reprodução)

Fotos: reprodução

 

Engana-se quem imagina que apenas a altura com relação ao solo que conta para classificar uma montanha como a mais alta. Segundo o estudo do Serviço Nacional do Oceano, o Monte Chimborazo, com 6.263 metros a partir do solo, localizado no Equador, se medido desde o centro do planeta, chega a cobrir o Everest em tamanho.

 

Isso porque a posição do Chimborazo nos Andes o torna mais distante do centro da Terra devido à natureza não esférica do planeta. Essa irregularidade na forma da Terra é conhecida como protuberância centrífuga: uma diferença entre os diâmetros equatorial e polar de um planeta devido à força centrífuga exercida pela rotação de um corpo no próprio eixo, que tende a adquirir uma forma oblata em vez de esférica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Enquanto isso, o Everest continua crescendo a cada ano, bem como o Himalaia, devido à ação das placas tectônicas continentais atritando umas contra as outras. Estima-se que o Everest cresce a uma taxa de 4 mm por ano, conforme o estudo feito pela Royal Geographical Society.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.